2021/10/07

Apple quer CarPlay com acesso a sistemas dos carros

A Apple tem planos mais ambiciosos para o CarPlay, querendo que possa controlar sistemas dos carros.

Actualmente o CarPlay é um sistema que se limita a replicar o ecrã do smartphone no ecrã do sistema multimedia do automóvel, e permitindo que o condutor interaja com ele usando os controlos já existentes no veículo, reduzindo as distracções de tentar usar o smartphone enquanto se conduz. Mas a Apple quer ir mais além, embora falte saber se os fabricantes automóveis estarão dispostos a isso.

Com o projecto "IronHeart" a Apple quer ter acesso aos sistemas do automóvel através do CarPlay, incluindo coisas como o acesso aos sensores de temperatura, velocidade, controlos de climatização e AC, controlo dos bancos, vidros, portas, etc. No fundo, ter acesso a toda a informação que o próprio sistema de infotainment da marca também tem.

As vantagens seriam óbvias, abrindo todo um novo horizonte de possibilidades que algumas apps vão explorando através de ligações com módulos OBD2, mas a grande questão será saber se os fabricantes estarão dispostos a isso, sabendo que a Apple está em vias de se tornar um concorrente directo com o aguardado lançamento de um automóvel Apple; e que com esta integração passaria a ter acesso a um manancial de informação bastante valiosa - podendo recolher todo o tipo de dados sobre as coisas que os utilizadores fazem a bordo dos automóveis.

Por outro lado, embora alguns fabricantes automóveis pareçam ter "torcido o nariz" a estas intenções da Apple, bastará que um ceda e faça uma parceria para que depois todos os outros acabem por ser forçados a seguir o mesmo caminho, sob pena de serem eles próprios penalizados pelos consumidores quando for hora de escolher o seu novo carro.

1 comentário: