2022/02/07

Vodafone tem que devolver valores de activações automáticas - mas apenas a quem reclamar

A Vodafone Portugal terá que devolver os valores cobrados por serviços activados automaticamente sem solicitação, mas apenas aos clientes que os reclamarem.

Depois de anos de situações abusivas de cobranças por serviços não solicitados, a Vodafone é finalmente obrigada a corrigir o seu comportamento. Em causa estavam as cobranças por serviços como a transcrição de mensagens de voz para texto ou, com maior frequência, a cobrança automática por pacotes de dados extra assim que o limite de dados era atingido. Sendo esta última particularmente custosa para os clientes, já que a Vodafone não disponibilizava qualquer forma de o evitar!

A Vodafone terá agora que proceder à devolução dos valores cobrados indevidamente, mas limitando-se aos quatro últimos anos, e apenas para os clientes que solicitarem essa devolução. Esse pedido terá que ser feito nos próximos três anos, com o valor não reclamado a reverter para o Estado.

É uma decisão que tardou - e é pena que só tenha sido feita com recurso aos tribunais. É também pena que esta devolução não tenha que ser feita de forma automática para todos os clientes afectados, o que significa que existe grande probabilidade dos lesados continuarem lesados por não saberem desta decisão. Resta esperar que a adesão aos pedidos de devolução seja em quantidade que demonstre o desagrado dos clientes, e que contribua para que casos como este não se repitam no futuro.

14 comentários:

  1. Hum interessante!
    Por exemplo a Vodafone cobrou varias vezes o serviço "ativação de serviços de Internet extra" em vários meses..
    Como posso reclamar? E provar?

    ResponderEliminar
  2. As operadoras de telecomunicações em Portugal gozam de demasiado poder a mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é demasiado poder é porque é a mais...

      Eliminar
  3. Pois, a questão é como eu vou agora demonstrar serviços de paguei sem pedir, nomeadamente pacotes extra de dados? :(

    ResponderEliminar
  4. Estou desde ontem sem comunicação e problema de serviço de TV.Quero saber como serei ressarcida pelos danos causados até agora?? Não se consegue falar com vocês!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é com vocês, é com a Vodafone! Aqui no blog ninguém é responsável pelos serviços da Vodafone...

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro esta página não está associada à Vodafone. Reclamar aqui não não adianta nada. Segundo: Já leu as notícias hoje? Tente primeiro informar-se sobre o que se passou/passa com a Vodafone. E tenha paciência.

      Eliminar
    2. Mas com vocês quem? Desde quando é que isto é a página da Vodafone? E quais danos? O não teres TV? Deves estar a gozar.

      Eliminar
  6. Nos poucos meses que fui cliente Vodafone, sempre me devolveram todo o dinheiro que me cobraram indevidamente.

    ResponderEliminar
  7. Como posso reclamar os valores cobrados automaticamente? Alguém pode ajudar com esta dúvida? Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Ainda que tenha certa estima pela Vodafone Portugal (pelo que fazia até ao passado recente em Portugal em termos de concorrência), agrada-me as movimentações dos Telecom por essa Europa fora.

    E se "a nossa bem conhecida" Iliad/Free viesse às compras em Portugal como parece estar a querer fazer em Itália:

    https://www.universfreebox.com/article/517820/iliad-confirme-avoir-fait-une-offre-pour-acquerir-vodafone-en-italie-la-maison-mere-de-free-vers-un-coup-a-plusieurs-milliards-deuros

    Recorde-se que a Iliad lançou recentemente operações no fixo em Itália (mais uma vez com uma oferta honesta, simplista e tentadora), coisa que tarda a chegar em Portugal.

    Com a Vodafone UK a prever, alegadamente, alienar várias operações "secundárias", rezemos para que Mr. Xavier Niel não deixe passar a oportunidade...

    ResponderEliminar