A CATL é o maior fabricante de baterias no mundo, e com a sua nova fábrica vai distanciar-se ainda mais dos concorrentes.
A CATL tem mantido a primeira posição a nível do fabrico de baterias há mais de meia década, detendo cerca de 30% do mercado nas baterias, e fazendo diversos avanços de forma regular. Recentemente revelou as suas baterias Shenxing LFP (lithium-iron-phosphate) que proporcionam uma autonomia de 400 km com apenas 10 minutos de carregamento, e as suas baterias Qilin também têm feito grande sucesso entre os fabricantes de automóveis eléctricos.
A empresa iniciou a produção de baterias na sua nvoa fábrica em Guizhou, na China, onde uma avançada linha de produção consegue criar uma célula de bateria a cada segundo, e todo um pack de baterias para um automóvel eléctrico em menos de três minutos. Nesta primeira fase a fábrica terá uma capacidade de produção de 30 GWh de baterias por ano, que será duplicada para os 60 GWh/ano quando a fábrica concluir a expansão da sua segunda fase.
As baterias são um elemento crítico para os automóveis eléctricos, e muitos fabricantes estão limitados nos planos de transição e ampliação de modelos eléctricos precisamente devido ao facto de não conseguirem assegurar baterias em volume suficiente. Com esta nova fábrica, a par de muitas outras que estão em construção por todo o mundo, isso deverá ser algo que deixará de ser um problema nos próximos anos.
Preciso alguma matemática antes de fazer essas afirmações.
ResponderEliminarEsta fábrica gigantesca com tecnologia de ponta produz baterias para 480 carros por dia.
Só a fábrica da Tesla em Shangai produz 2000 carros por dia.
Mas tenho ideia que uma grande parte dos Tesla produzidos na China estão a usar baterias LFP fabricadas por terceiros, penso que esta CATL seja um dos principais fornecedores...
Eliminar