A proliferação dos modelos AI pode acabar por ter efeitos secundários adversos para os humanos, com mais serviços a considerarem esconder conteúdos atrás de páginas de login obrigatório.
Os modelos AI de última geração são impressionantes mas, para saberem o que sabem, precisam de aceder à maior quantidade de dados possíveis, o que normalmente é sinónimo de "toda a informação que puderem apanhar da internet". Com essa informação a revelar-se valiosa, são poucos os que a querem disponibilizar de forma gratuita, e além dos sistemas de indicação de que os conteúdos não devem ser utilizados para AI - que na realidade fica dependente da honestidade dos serviços em não o fazerem, apesar de tecnicamente o poderem fazer - há quem considere a utilização de métodos mais inconvenientes.
Se até agora qualquer pessoa podia ver directamente uma qualquer publicação no Reddit, no futuro poderá ser obrigado a criar conta e fazer login. Uma medida que o serviço justifica para evitar o roubo dos seus conteúdos por modelos AI.
É uma medida que penalizaria os utilizadores, mas que também acaba por penalizar os próprios serviços. Ao estilo das paywalls nos sites de notícias, a apresentação de um ecrã de "bloqueio" acaba inevitavelmente por afastar visitantes e reduzirá o número de visitas no site. Adicionalmente, também acaba por impedir a indexação pelos motores de pesquisa, pelo que têm dupla penalização para quem pesquisar por conteúdos; e se disponbilizarem os conteúdos para os motores de pesquisa, ficam sujeitos a que os dados acabem por ser usados (mesmo que de forma ilegal) para modelos AI que não estejam preocupados em seguir as regras - que também poderão criar múltiplas contas falsas com o único propósito de ultrapassarem a página e continuarem a ver os conteúdos.
É certo que o Reddit não será o primeiro serviço a esconder conteúdos atrás de um login obrigatório mas, ao estilo dos CAPTCHAS, a obrigatoriedade de login acaba por se tornar um maior incómodo para os utilizadores humanos, do que para os supostos serviços AI que são usados para justificar essa medida.

Se isso acontecer as pesquisas no Google passam a mostrar apenas páginas lixo criadas unicamente para mostrar anúncios. Para encontrar informação de jeito sobre algum tópico tenho de adicionar constantemente "reddit" àquilo que pretendo pesquisar.
ResponderEliminarÉ o fim da web como a conhecíamos.
ResponderEliminarTemos de admitir: acabou a era dourada da web.