2011/05/03

Android Cede às Operadoras


O Google bem que promove o Android como sendo uma plataforma aberta e sem restrições, mas por outro lado parece não estar (ainda) disposto a entrar em guerra aberta com os operadores como a Verizon e AT&T.

Em causa está o sempre polémico tethering, ou seja, a capaciade de usarem o vosso Android como "modem" para acederem à internet a partir de outros equipamentos.

Nos EUA, os operadores móveis têm por hábito cobrar "extra" por esses dados - independentemente de já pagarem "couro e cabelo" pelo tarifário de dados no vosso smartphone. Ou seja: podem usar 100 ou 200MB à vontade no vosso smartphone... mas se quiserem usar 10 ou 20MB no vosso computador, ou tablet, ou qualquer outro equipamento, através do vosso Android... têm que pagar pelo serviço de tethering.

No iPhone isto já estava disponível, uma vez que cada operador tem a possibilidade de bloquear estas funcionalidades - mas, parece que agora nem o Android vai escapar, já que o Google parece ter cedido à vontade dos operadores, e tem impossibilitado a instalação de apps de tethering em Androids nas redes desses mesmos operadores.
Algo bastante estranho, considerando que o Google sempre foi um forte defensor do uso dos dados sem quaisquer tipo de restrições...

Claro que nada impede que os utilizadores continuem a instalar essas Apps de forma manual; mas, para um plataforma que pretende ser de uso fácil e "para todos", não deixa de ser estranho que um utilizador se dirija ao Android Market para instalar um App, e descubra que não pode - sem que sequer lhe seja dada uma explicação.

Estão a ver o que é quando um utilizador de Android descobrir que no mesmo exacto modelo de equipamento, não pode instalar uma App que outro seu colega de outra rede pode?... Não me parece lá muito boa publicidade. (Sim, eu sei que a "culpa" é dos operadores... mas quem dá a cara é o Android e o Google.)

E afinal, se nem o Google bate o pé para defender as suas próprias convicções... que esperança podemos nós ter de um futuro com dados mobile tratados de forma transparente e democrática, sejam eles quais forem  e de onde vierem.


Novamente, este problema só se coloca por os operadores venderem aquilo que não podem/querem fornecer - é muito bonito vender tráfego "ilimitado" no tempo em que os smartphones apenas iam buscar emails e páginas web em texto...
Agora que os mesmos smartphones podem aceder às redes a velocidade de megabits, e lhes dão uso muito mais frequentemente, e podem até permitir o acesso a outros equipamentos via o tethering... uma vez mais prova que o "ilimitado" rapidamente ultrapassa os "limites" que os operadores escondem.

4 comentários:

  1. ok, apps... mas e o suporte nativo?
    pq desde o 2.1 q ja varios equipamentos tem suporte para tether...
    ha casos (o Xoom) onde vem ate blokeado na rom do operador, ou em q os operadores determinam a origem do trafego e pagam se dela (Rogers canada)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/5/11 00:03

    Vê-se que sabes do que estás a falar, pena que não sabes te exprimir e transmitir essas ideias...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/6/11 06:27

    Aff... Eu só queria poder entrar no messenger live do meu android..... Mas não estou conseguindo, e esses caras não explicam para leigos no assunto.....

    ResponderEliminar
  4. @Anónimo
    Não uso o messenger, pelo que não te posso ajudar nessa área. Mas imagino que existam várias Apps para o efeito... é questão de procurar por alguma de IM que suporte o messenger live.

    ResponderEliminar