2011/05/19

Google Preocupado com Reconhecimento Facial


Não deixa de ser curioso que uma companhia como o Google, que tanta informação compila sobre cada um de nós (e mais ainda, com os Places, Maps, etc.) venha agora alertar para os possíveis perigos de uma base de dados sobre todos os rostos do Mundo.

Aliás, isso é algo que o próprio Google já faz, mas de forma semi-privada, no seu programa de gestão de fotografias: o Picasa. Mas quando transposto para o domínio público, com a criação de uma gigantesca base de dados que permitisse identificar qualquer rosto, é o próprio Eric Schmidt a dizer que isso seria demasiado "arrepiante" até mesmo para o Google.

O problema é que, não me parece que seja algo que se possa impedir de acontecer. As ferramentas já existem; e com a popularidade crescente do "tagging" das fotos em sites com o Facebook; não há-de faltar muito para que tal se torne uma realidade - para o bem, e para o mal.

Se por um lado imagino que muitas pessoas vissem com agrado a possibilidade de fazerem upload de uma foto para um site de partilha, e verem imediatamente reconhecidas os familiares e amigos que lá estão; por outro lado as potencialidades para abuso deste tipo de tecnologia são... assustadoras.

1 comentário:

  1. No campo amoroso acho que o pessoal deixaria de mentir tanto LOOL

    ResponderEliminar