Tendo sido convidado pela MSI para testar alguns dos seus produtos, o dilema que se colocava era apenas um: como poderia eu ter tempo para fazer tudo - ainda mais sabendo quando este tipo de testes a "hardware" obrigam a bastante dedicação... e tempo?
A solução passava por inventar uma máquina do tempo... ou recorrer à ajuda de alguns amigos que, sendo igualmente "fanáticos" pelas tecnologias e que estão completamente à vontade com as "tripas abertas" dos computadores, se prestaram a dar o seu apoio: neste caso em concreto o já vosso conhecido Luis Costa, principal responsável pela existência do Apps do Android.
Assim sendo, passo-lhe a palavra... e espero que gostem. :)
Para tornar possível esta análise, recebemos ainda um CPU Intel i5 2500 e 4Gb de RAM DDR3 1333Mhz, gentilmente cedidos pela OSG. Aproveitando a boleia, aproveitei para lhes comprar um disco Western Digital de 2TB, modelo WD20EARX, o qual será alvo de testes num futuro próximo.
O CPU, versão inbox vem, como é norma, acompanhado por um cooler standard.
O CPU tem o multiplicador "bloqueado", pelo que as definições dos parâmetros de overclocking não foram testadas. Quanto à memória, está “limitada” a 1333Mhz - o que não será um factor limitativo pois a Intel recomenda memória DDR3-1066/1333.
A Z68A-GD80 B3 , construída à volta do chipset Z68 da Intel, vai por certo fazer as delicias dos utilizadores mais exigentes.
A lista de acessórios e manuais tem algumas particularidades interessantes.
Especificações
Layout
Relativamente a funcionalidades “extra”, destaco os botões presentes na board para reiniciar, ligar e overclock rápido (OC Genie II). Quem efectua testes ou gosta de operar de barriga aberta (ver a bancada de testes utilizada nesta review) vai por certo apreciar esta funcionalidade.
Merecem ainda referência o sistema de medição de voltagens (particularmente útil para controlar os valores obtidos em overclock) e adaptadores para várias ligações (USB, painel frontal, etc). O facto de se poderem ligar os cabos ao adaptador (e não um a um à board), simplifica o sistema de montagem.
Em termos de expansão, há destacar os três slots pci-e x16, acompanhados de uma ligação de 6 pinos para reforçar a alimentação dos mesmos, um botão (sim, um botão de pressão e não um jumper!) para repor os valores de origem da BIOS, uma ligação para um "bracket" USB3 (além das duas portas presentes no painel traseiro), 4 ligações SATA 6Gb/s (duas via chip Z68 e outras duas do chip Marvel 88SE9128 - 1 interna e 1 eSATA).
Ao todo, estão disponíveis 8 portas SATA. No caso do chip Z68, se utilizado em modo RAID, permite utilizar uma nova funcionalidade: aceleração do sistema via cache com recurso a um SSD (SSD Caching).
As duas portas de rede gigabit são um complemento ideal para um servidor/firewall, se bem que (de momento) este hardware seja demasiado potente para esse fim.
Nota:
- PCI_E2 supports up to PCIE x16 speed when PCI_E4 is empty, or PCI_E2 will support up to PCIE x8 speed when PCI_E4 is installed
- PCI_E4 supports up to PCIE x8 speed
- PCI_E5 supports up to PCIE x4 speed (due to the limitation of the chipset, when the PCI_E5 has been installed with a PCIE x4 device, 1 eSATA ports, SATA7 port, 1 onboard front USB 3.0 connectors, 2 PCI slots and 1394 rear IO port will become unavailable.)
Os amantes do overclock têm um sistema de 12 fases levar os cpu ao limites, mantendo a estabilidade do sistema. Os MOSFET do módulo de regulação de voltagem e o chip Z68 têm direito dissipador passivo (ver imagens do layout).
Como já a cima referido, utilizou-se um cpu Intel i5 2500, 4Gb DDD3 1333 e ainda uma fonte NOX Apex 600W e um disco Western Digital 500Gb modelo WD5000AAKS. A gráfica ficou a cargo do CPU, tendo-se posteriormente utilizado uma ATI 6950. A escolha do sistema operativo recaiu sobre o Windows 64bits.
Só reparei que a board tinha os botões para ligar e reset depois de tudo montado, daí na imagem em cima aparecer um sistema expedito para o mesmo efeito.
BIOS - UEFI
Este, quer se goste ou não, é um novo mundo, e que veio para ficar. Os menus em fundo preto (ou azul) e letra a branco em breve farão parte do baú de memórias.
Os menus passaram a ser gráficos (imagens), e, é possível utilizar o rato para navegar e seleccionar itens.
Diversão garantida
O menu overclocking está recheado de opções. A possibilidade de gravar perfis facilitam os testes de novos valores.
Possuo uma board da MSI, ainda sem a BIOS EFI, a qual padece do mesmo problema que esta Z68A-GD80 B3. Eu gosto de ver as coisas a acontecer no ecrã. O facto de durante o arranque apenas ter dois caracteres no canto inferior direito, não me agrada. Gostos...
A conta da electricidade
Na secção Green Power, tal como o nome indica, podemos configurar as opções do funcionamento do CPU em termos energéticos.
Nesta secção, há um parâmetro ao qual considero que deve ser dada especial atenção: CPU Phase control.
Existem duas opções:
- APS mode
- Intel SVID mode
Caso se utilize a primeira opção, é possível verificar a situação relativa às CPU Phase via um conjunto de leds.
A influência no consumo final quando em standy é notória:
Intel SVID vs APS
Os valores apresentados são referentes à configuração a cima referida (gráfica via cpu).
Não detectei diferenças em termos de tempo de resposta do sistema, mas verdade seja dita que não realizei testes exaustivos nesta área. A principal preocupação foi verificar o consumo em standby.
Os 55W obtidos são extremamente interessantes, nomeadamente quando se trata de um cpu quad-core.
Pesos pesados em acção
Actualmente, as gráficas já possuem tecnologia que lhes permite alternar entre o 2D e 3D , conseguindo com este processo um decréscimo considerável no consumo energético.
A ATI Radeon 6950 acrescentou aproximadamente 30W aos valores em standy (APS).
Quando se passa à fase recreativa, o caso muda de figura. O monstro (acreditem, a gráfica é mesmo pesada) abre os seus pulmões, sugando watts em elevada escala.
Números, sempre importantes, ainda mais em tempos de crise.
O Battlefield 3 está aí a chegar, pelo que não perdi a oportunidade de “mandar uns tiros”. O sistema revelou estar à altura das exigências. Gráficos no máximo, e siga a festa.
Foram efectuados diversos testes com o 3DMark Vantage v 1.1.0.0.
- Gráfica Intel
- Radeon 6950
- Radeon 6950 com driver actualizado
- Radeon 6950 com driver actualizado e CPU a 3800MHz.
Os resultados são apresentados pela ordem a cima definida.
Recorri ainda a duas aplicações para benchmark, Alien vs Predator e Heaven Benchmark.
Tinha (tenho) alguma curiosidade em testar a nova interface sata III, mas infelizmente o disco WD padeceu de doença súbita pelo que terá de recolher ao "hospital". Os testes acabaram por ser efectuados num disco WD sata II.
Oportunamente serão adicionados mais testes referentes à interface sata.
E porque há sempre quem goste de ter mais informação relativamente ao comportamento do CPU, apresento-vos um comparativo entre um i5 2300 (numa board H61M-E33 (B3)) e o i5 2500.
7 Zip
Winrar
Ferramentas Multifunções
A aplicação Control Center permite alterar parâmetros em tempo real, o que é sempre bem vindo. O Live update facilita o processo de actualização. Este último quando testado não funcionou correctamente. Presume-se que tenha sido momentâneo, até porque o mesmo funciona correctamente na board MSI que possuo.
Resumindo e concluindo.
A board revelou-se estável durante a realização dos testes. A nova tecnologia UEFI, em conjunto com as aplicações proprietárias MSI, agilizam o processo de configuração.
O pack de acessórios acrescenta valor ao conjunto. As funcionalidades extra, são sempre bem vindas, especialmente para overclock-não testado.
Os 3 slot PCIe são limitados pelo chipset, pois só um funciona a 16x. Em alternativa podemos ter 2 a 8x, os quais podem ainda ser reforçados com um terceiro slot PCIe a 4x (implica perder algumas funcionalidades...)
Gostaria de ter experimentado esta configuração, mas não foi possível obter gráficas em tempo útil.
A MSI Z68A-GD80 B3 é uma board interessante, especialmente para quem procura explorar os limites do hardware. Apenas há a lamentar o custo algo elevado da mesma (cerca de 200€), que fará com que se torne atractiva apenas para os entusiastas mais endinheirados e que pretendam levar o seu hardware ao limite.
Prós
Contras
MSI Z68A-GD80 B3
Prós
- Funcionalidades extra (Botões, pontos de leitura de voltagem, etc)
- Possibilidades de overclocking
- chipset Z68
Contras
- Preço
- Configuração multi GPU não permite 2x PCIe x16 (apenas 1x16 + 1x8)




























































Excelente análise!
ResponderEliminarParabéns ao Luis Costa.
Boa análise.
ResponderEliminarUma perguntinha: Quanto tempo demora a board a fazer o boot (antes de comecar a arrancar o OS).
@ups Alguns segundos, menos de 5 diria eu. Não contabilizei, mas é rápido. Só demora mais devido ao menu da placa de rede.
ResponderEliminarAssim que possível, informo qual o tempo que demora.
Boa análise.
ResponderEliminarQue tal um comparativo entre algumas micro itx como futuro post?
Transversal ao Alegrecasinha como home server, NAS, HTPC,....
@ups, 5 segundos, upa upa!
ResponderEliminarOntem medi o tempo decorrido desde o pressionar no botão até aparecer o ecrã de carregamento do windows: 17s. Passa a 22 se o controlador Marvel estiver activo.