2012/04/20
Bateria "a Ar" da IBM
Todos sabemos que parte do motivo pelo qual os automóveis eléctricos não se tornam mais populares e atractivos é precisamente devido à pouca autonomia que oferecem. A tecnologia das baterias continua a avançar a passo de caracol, e incapaz de acompanhar as necessidades modernas. Fazendo até com que os automóveis mais atractivos sejam precisamente aqueles que carregam consigo um motor de combustão que funciona como gerador para recarregar a bateria (o que, mesmo sendo perfeitamente válido, não deixa de ser um pouco ridículo).
Mas agora a IBM vai meter-se ao barulho, pretendendo criar uma bateria que permita uma autonomia de 500 milhas num automóvel eléctrico (cerca de 800km).
Esta bateria de lítio teria a particularidade de "respirar" oxigénio captado da atmosfera, que seria absorvido para produzir electricidade, e devolvido à atmosfera quando a mesma fosse recarregada.
... O único inconveniente é que este projecto está ainda em fase inicial, e as previsões apontam para que apenas resulte em algo comercialmente disponível lá para 2030.
[ via engadget]
Deixa-me só corrigir esta frase: "Todos sabemos que parte do motivo pelo qual os automóveis eléctricos não se tornam mais populares e atractivos é precisamente devido às grandes gasolineiras, já que não lhes convém."
ResponderEliminar:D
A Opel já tem um carro eléctrico com autonomia para 500 km.
ResponderEliminar