Grande parte da internet está chocada com o mais recente negócio bilionário que surpreendeu tudo e todos: o Facebook comprou o Instagram pela módica quantia de mil milhões de dólares - um "bilião" segundo os padrões norte-americanos.
Uma compra que muitos tentam comparar à compra igualmente bilionária do YouTube pelo Google (1.65 biliões) em 2006; mas que continua a deixar surpreendida muita gente. O que mais surpreende não é a compra do Instagram - que seria uma jogada lógica por parte do Facebook, perante um Instagram que a cada dia se vai tornando numa verdadeira rede social de partilha de fotos; e que recentemente se expandiu para o Android, angariando mais uns milhões de utilizadores em poucos dias; e também a sua integração cada vez mais alargada noutras Apps - mas sim o valor do negócio.
Por um lado, por valores mil vezes inferiores o Facebook poderia facilmente criar a sua própria App de fotografias integrada com a sua plataforma; que mesmo que causasse uma revolta pública devido a tal "clonanço", rapidamente seria assunto esquecido - para não falar de que também esta aquisição tem feito com que vários utilizadores do Instagram encerrem as suas contas por não quererem ter nada a ver com o Facebook. Por outro lado, não será também para apanhar os 30 ou 40 milhões de utilizadores do Instagram, a maioria dos quais estará já igualmente registado no Facebook.
As tentativas de explicação são muitas e variadas: desde a possível ameça em que o Instagram se poderia tornar, ao ser cada vez mais a App de referência para quem gosta de partilhar o seu estado via fotos (algo que o Facebook ainda não conseguiu implementar de forma tão fácil e rotineira); à tal ideia de que o Instagram se poderá tornar no "YouTube" das fotografias. Explicações que satisfazem alguns, mas que deixem igualmente muitas dúvidas noutros...
Seja como for, o que é certo é que para uma companhia com menos de 2 anos de existência, o dia de ontem terá sido certamente um dia para grandes festejos... pois não é todos os dias que se concretiza uma compra com valores desta magnitude.
"Aqui há gato!".
ResponderEliminarmark Zuckerberg: so frankie, what do you use for photos?
ResponderEliminarfrankie: i use instagram, it’s a really cool application
mark Zuckerberg: oh great, i will ask my assistent to buy it
frankie: okay
mark Zuckerberg: okay, i bought instagram
frankie: WAIT WHAT???
é isto amigos, ja anda planeado um boicote ao instagram :\
Acredito que a compra se deveu à compra não da marca nem dos usuários do Instagram, e sim da "experiência Instagram", algo que não se pode replicar facilmente. Concordo que o preço é alto, pois em uma matéria recente a revista brasileira "Veja" citou fontes do mercado financeiro que avaliavam o Instagram em 500 milhões de dólares, que , curiosamente ou não, será o valor em dinheiro que os co-fundadores Kevin Systrom e Mike Krieger irão receber pela transacção. O restante virá em acções da futura OPA do Facebook. Ou seja o Zuckerberg comprou o Instagram pelo preço que o mercado avaliava a rede social e pagará em acções o que ela poderá valer no futuro.
ResponderEliminarComprando, comprando.. e assim se vão as redes sociais parar na mão de poucos.. Viva o facebook! Rebeca - http://fraseparafacebook.com.br
ResponderEliminar