2012/05/01
Um GPS para Aterragens de Emergência
Trata-se de uma ideia tão básica e simples, que nem sei porque motivo não é algo que já esteja integrado de raiz nos sistemas aeronáuticos. Este GPS VP-400 para pequenas aeronaves é um sistema de navegação GPS desenvolvido pela Vertical Power em parceria com a Laminar Research, criadores do popular simulador de vôo X-Plane, e a sua missão é estar constantemente a planear uma aterragem de emergência em caso de alguma falha.
O sistema não só indica as pistas de aterragem mais próximas, dentro do raio de acção de um avião em vôo planado, como é também capaz de controlar o piloto automático por forma a fazer a aproximação da forma mais eficiente possível e gastando o mínimo de energia.
... Esperar o melhor, mas estar preparado para o pior. Parece-me algo que há muito deveria estar a ser utilizado por todos os fabricantes aeronáuticos. E assim, as quedas de aviões poderiam ser algo apenas feito para efeitos de documentários.
Não desvalorizando o sistema apresentado, esta problemática não é assim tão simples quanto isso: os actuais sistemas de posicionamento estão agora a dar os 1ºos passos para que as aterragens de aviões possam ser assistidas por estes sistemas com um grau de confiança elevado. Quando isso acontecer aí sim, iremos ter todas as aeronaves equipadas com este tipo de sistemas e assim os acidentes irão diminuir bastante. Neste caso concreto estamos a falar de sistemas como o egnos, p. ex., que fornece aos utilizadores valores de VPL (Vertical Protection Level), HPL (Horizontal Protection Level), entre outros. Por outro lado estamos também a evoluir com o desenvolvimento de sistemas que ajudam os pilotos a tomar decisões para evitar o atravessamento de zonas sujeitas a condições climatéricas adversas como é o caso do sistema Fly Safe. Com estes sistemas conjugados iremos concerteza evitar acidentes como o do 447 da air france a 1 de Junho de 2009. Resumindo: são problemáticas em estudo e em fase de resolução.
ResponderEliminar