Mas já de seguida, as notícias do dia.
Sequoia toma a liderança dos Super-Computadores
Se pensam que ter um computador com dois, ou quatro, ou até uma dúzia de processadores é sinónimo de alto desempenho, então fiquem a saber que no campo dos super-computadores as coisas estão um "bocadinho" mais à frente. O Sequoia, do Departamento de Energia dos EUA, atinge os 16 Petaflops, e conta com 1.6 milhões de "cores", e 1.6 Petabytes de RAM! (Sim, estão a ler bem, não é "Terabytes" de RAM, é PETABYTES!)
Ainda assim, é dos mais eficientes alguma vez construídos, gastando menos de 8000KW de energia, e contando com sistemas de watercooling para o manter nas temperaturas mais adequadas.
Tal como é normal nestes ambientes, o sistema recorre ao Linux para funcionar: Compute Node Linux e Red Hat Enterprise.
... mas a pergunta que se coloca será: quantos frames por segundo é que isto dará no Crysis? ;)
O Ângulo dos Computadores nas Lojas Apple
Se já sabemos que a Apple é uma companhia que presta atenção aos mais ridículos detalhes, o que não sabemos é até que ponto é que isso vai. Por exemplo, nas lojas oficiais da marca, os portáteis têm os seus ecrãs abertos num ângulo criteriosamente definido. Um ângulo que é cuidadosamente mantido pelos funcionários a cada novo dia, e que tem por objectivo fazer com que os potenciais clientes sejam "obrigados" a ajustar o ecrã para o utilizarem convenientemente e assim terem contacto físico com o produto. Contacto esse que faz parte de um sentimento multisensorial de posse (ou desejo).
... Imaginavam ao ponto a que isto chega?
CyanogenMod para Galaxy S3
Se estavam a adiar a comprar de um Samsung Galaxy S3 para saberem se iriam poder contar com a versão de Android mais popular desenvolvida pela comunidade, eis que chega o CyanogenMod 9 (em versão "nightly") para o Galaxy S3.
Como sempre... não é coisa recomendada para quem não sabe precisamente o que está a fazer - e no mínimo recomendo-vos que esperem até que seja lançado em versão mais estável. Mas... se estão a ler isto sem se terem assustado, será sinal de que já sabem bem no que se devem (ou não) meter! :)
Galaxy Tab 8.9 LTE na Optimus
Se precisam de um tablet capaz de dar uso às velocidades 4G, a Optimus disponibiliza a partir de hoje o tablet Samsung Galaxy Tab 8.9 LTE, que vem assim juntar-se às restantes ofertas 4G da Optimus (a pen Kanguru 4G, e o Galaxy S2 LTE). Com um preço de 569,90 euros, o Galaxy Tab 8.9 vem acompanhado da oferta de um cartão Kanguru Inside com 30 dias (ou 1GB) de tráfego de internet totalmente gratuitos.
Curtas do Dia
- Tracking dos utilizadores online em alta - eu já uso o modo "anónimo/privado" dos browsers como modo habitual de ir à net...
- Decisão da Apple de deixar as informações dos transportes públicos "de fora"
- Empresas hackadas começam a retaliar com ciber-ataques
- De passo em passo, a censura à Internet no Reino Unido vai-se tornado cada vez mais comum - passos perigosos... (o google que o diga)
- O falhanço do Readability em querer pagar aos autores - A dificuldade de querer fazer o que se acha certo.
- Legendas automáticas do YouTube em Espanhol
- Twitter passa a saber contar mais de 50
- O projecto do Google de catalogar "tudo"
- Como as pessoas deprimidas usam a internet
- FCC quer reavaliar os riscos dos telemóveis na saúde
Não é que eu tenha grandes conhecimentos acerca das capacidades gráficas dos super-computadores, mas suponho que o seu desempenho gráfico não seja nada de especial.
ResponderEliminarPois penso que os super-computadores são construídos com o objectivo de tirar real partido do multi-processamento em cálculos complexos.
Corrijam-me se estiver enganado!
=)
Olá Carlos Martins,
ResponderEliminarA arquitectura IBM Blue Gene/Q usada no Sequoia é bastante eficiente mas se pensares um pouco melhor verás que não pode consumir o equivalente a apenas 4 aquecedores eléctricos (4 x ~2000W), uma grandeza que poderia ser facilmente acomodada numa contratação eléctrica doméstica (é pena, mas verás de seguida que não dá para ligar um cluster destes em casa).
O consumo apresentado na notícia que referiste é de "7,890 kilowatts". Ars Technica é uma publicação tecnológica norte-americana, logo se fosse um separador decimal teriam colocado um ponto. A vírgula neste caso é usada como facilitadora da leitura da parte inteira do número, sendo colocada a cada 3 dígitos (milhares, milhões, etc...). Para a maioria dos Portugueses pode ser um pouco estranho dado que não é habitual usar qualquer símbolo para formar grupos de dígitos, mas é uma prática comum em inúmeras culturas, e recorrendo a diferentes formas (apóstrofos, espaços, virgulas, pontos). Para mais informações vide em http://en.wikipedia.org/wiki/Decimal_mark#Digit_grouping
Para não iludires os teus leitores menos atentos, corrige o valor para o real consumo de perto de 8000kW, ou equivalentemente 8MW (yep, megawatt), que não deixa de ser um valor impressionante, já que estão presentes mais de milhão e meio de núcleos de processamento (1572864), resultando numa média de pouco mais de 5W por núcleo (valor esse que também inclui a energia gasta em arrefecimento).
@Ratman
EliminarEra KW evidentemente... mas "fugiu-me" o K. Corrigido. Obrigado. :)