Um estudo de análise de mercado diz que a quota de mercado do Android nos EUA baixou 5% no último trimestre... e que isso poderá ser indicador de que foi atingido o "pico" de penetração no mercado.
Mesmo que não o seja por agora, penso que se tornará inevitável que - mais cedo ou mais tarde - esse momento chegue, tanto para Androids como para iOS, e as coisas tenham obrigatoriamente que acalmar. A grande maioria das pessoas compra um equipamento que espera poder usar, no mínimo, durante 2 ou 3 anos. E com mais de metade do mercado já rendido aos smartphones... o número de vendas passará dos "novos compradores" para apenas aqueles que vão actualizando os seus smartphones quando acham que o seu modelo actual já não "é suficiente".
Actualização: já temos resultados.
Com que frequência é que vocês trocam de smartphone? E optam por modelos económicos ou "topos-de-gama"?
Estás a misturar coisas diferentes:
ResponderEliminar- Quotas de mercado, que dá sempre 100% - se uns diminuem, os outros têm que aumentar. Se o Android diminuiu 4,6% (na verdade são p. p., pontos percentuais) e o RIM 4% ! a Apple aumentou 10%
- Números de unidades vendidas - que globalmente diminuíram 5,4%. A Apple aumentou as suas em 33,9%.
Qual vai ser a evolução das quotas de mercado depende de várias coisas. Quanto ao número de smartphones vendidos, não há dúvida que há um ponto de saturação . Houve o "boom" em que muita gente, nos EUA, trocou os telemóveis tradicionais por smartphones mas depois há uma desaceleração. Por isso é que a Apple se virou para a China.