2012/08/11

ToS;DR - Termos de Serviço Simplificados


Admitam lá... quantas vezes é que se deram ao trabalho de ler as intermináveis páginas dos termos de serviço (ToS) dos diversos serviços online em que se registam? Se forem como a maior parte das pessoas -eu incluído - esse passo é algo que automaticamente significa clicar na caixinha "Sim, li tudo e concordo", e seguir em frente sem pensar mais no assunto. Mas a verdade é que lá pelo meio muito fica por descobrir... e na maioria dos casos nem sequer temos noção se estaremos a aceitar condições "abusivas".

Para tentar ajudar os utilizadores a saberem naquilo que se estão a meter, surge agora este ToS;DR. O nome poderá parecer estranho, mas é um trocadilho baseado no acrónimo "TL;DR" que significa precisamente "Too Long; Didn't Read" ou seja "demasiado longo, não li".

Neste site teremos acesso a versões simplificadas das muitas dezenas (ou centenas) de páginas dos ToS, despidas da sua linguagem processual que as complicam desnecessariamente, e resumidas com códigos de cores que nos permitem ver de relance se são justas, aceitáveis... ou abusivas.

Para quem nem se quiser preocupar com isso, poderá simplesmente olhar para a classificação final numa classificação que vai de "Class A" a "Class E" - sendo o A um serviço que respeita exemplarmente os direitos dos utilizadores, e o E sendo um serviço que levanta sérias preocupações.

Por exemplo, o Twitpic é um dos que surge classificado com o malfadado E, com cláusulas que permitem que o serviço use as vossas fotografias como quiser, responsabilizando os utilizadores quanto a qualquer tipo de processo legal, etc. etc. Noutros como o Gravatar, temos cláusulas que fazem com que nem sequer seja possível abandonar o serviço.

Um site a manter debaixo de olho... que, quem sabe, talvez incentive a que os diversos serviço na net apresentem estes "termos" de forma mais facilmente digerível pelos utilizadores. (Custava muito apresentar assim uma tabela com os 10 ou 20 pontos mais essenciais?)

Sem comentários:

Enviar um comentário