2012/08/14
TripWire - o Big Brother já é Real?
Nas últimas décadas do século passado, muito se falava do Echelon, um sistema que os EUA teriam e que seria capaz de interceptar e processar todo o tipo de comunicações, e alertar as entidades apropriadas sempre que fossem detectadas palavras chaves num contexto "perigoso" (por exemplo, brincava-se que enviar um email ou escrever no IRC algo contendo as palavras "White House", "bomb", etc., seria suficientem para nos colocar na sua "watch-list").
Mas, isto era o tipo de coisa que era feita com tecnologia que agora consideramos totalmente obsoleta... e que nos faz pensar: o que serão eles capazes de fazer agora?
Os fãs das teorias da conspiração certamente terão as suas ideias... e quem vê séries como o Person of Interest - onde uma misteriosa máquina com acesso a praticamente todas as câmaras de vigilância é capaz de prever crimes antes de acontecerem - poderá ficar com uma ideia do que a ficção diz ser possível... Mas, e se tal já passou do domínio da ficção para a realidade?
Segundo informações reveladas por emails que foram conseguidos por "hacktivistas", tal sistema já existe e está em acção nos EUA, tendo o nome de TripWire.
Não se sabem grandes pormenores sobre o sistema (ou não fosse "secreto"), mas aparentemente é capaz de reconhecer pessoas e analisar os seus padrões de comportamento, agregando informações de inúmeras fontes por todo o país - e possibilitando assim a detecção de anomalias que possam ser consideradas suspeitas ou perigosas, ou de recriar e analisar todos os passos que antecederam um qualquer evento.
É aquele tipo de coisa que fará com que algumas pessoas coloquem um chapeu de folha de alumínio na cabeça... mas que quando consideramos tudo o que já é possível fazer "às claras" e com o conhecimento do público (como por exemplo, o Google Latitude, o Find My Friends - e mais recentemente o Google Now, que diariamente até me relembra que está na hora de sair para o trabalho, e se vou apanhar trânsito ou não - sem eu nunca lhe ter dito "nada", nem onde trabalho, nem a que horas vou, etc.)... nos faz mesmo imaginar tudo aquilo que possa ser feito longe do olhar do público.
(E mesmo directamente em frente ao olhar do público... que vos parece a ideia de fazerem automaticamente check-in no Facebook quando entram numa loja via reconhecimento facial?)
Já existem projectos universitários com alguns anos de desenvolvimento que fazem exactamente o que descreves na perfeição e em larga escala - tenho para aqui um doc que fala sobre isso, mas não me recorda agora o nome, lol, depois passo-te se quiseres - pelo que isso até pode ser apenas uma ínfima fracção do que pode estar actualmente implementado por lá (onde o único limite é a imaginação, porque à falta de escrúpulos já estamos mais do que habituados, lol)! Big Brother is watching US All... if you catch my drift! :P
ResponderEliminar