2012/08/08
Windows 8 sem Arranque Directo para Modo Clássico?
Parece que a opção da Microsoft em disponibilizar o Windows 8 a um preço bastante aceitável, poderá ser visto em parte como um "presente" que alguns poderão considerar estar "envenenado". É que para todos aqueles que esperarem poder usar o Windows 8 como se de um Windows 7 se tratasse... poderão deparar-se com uma surpresa desgradável: ao que parece, não será possível fazer com que o Windows 8 arranque directamente para o modo clássico.
Esperemos que, a ser verdade, a Microsoft reconsidere esta decisão - já que há inúmeras situações onde, por muito potencial que possa vir a ter o "Metro interface" (que irá mudar de nome em breve), continuará a ser desejável manter o aspecto tradicional do desktop do Windows que é conhecido de milhões de pessoas.
Se tal não for possível, imagino que esse simples "detalhe" poderá ser factor impeditivo para que muitas empresas dêem o salto para o Windows 8, mesmo que o desejassem fazer.
Que vos parece? Estão interessados no Windows 8, e esta opção seria impeditiva para vocês? Ou acham que se vão adaptar desde logo ao "Metro UI"?
Se o modo clássico for prejudicial de alguma forma para o desempenho do modo Metro, eu acho que a opção da Microsoft em eliminar o arranque directo poderá acertada, tendo o mercado que eles querem atingir. Poderão é criar uma versão independente, sem o Metro, para quem esse interface "assusta".
ResponderEliminarO Metro não me assusta, mas que não o suporto ver isso é verdade.
ResponderEliminarViva
ResponderEliminarO "Futuro-Ex-Metro-Interface" pode ter o seu lugar num tablet..., mas nos meus PC's de "trabalho"?
Nop!!!
Penso que seja uma forma de a microsoft de se adptar ao mercado, desta forma o utilizador ao iniciar o computador reconhece as mesmas aplicações que tem no Windows Phone e vice versa. Para não esqueçer que o tradicional menu "Iniciar" também desaparece e utilizando "aplicações" e não "programas".
ResponderEliminarEstou a utilizar a "Preview do Windows 8" e acho o Ui muito apelativo e fácil de utilizar.
Claramente a piscar o olho a tablet´s (Futuro)!
Não percebo qual é o problema de o windows iniciar no Metro UI. As empresas não utilizarão o Windows 8 por terem de clicar num botão que diz Desktop?
ResponderEliminarTenho o W8 à 2 dias e acho muito bom e mais prático do que qualquer versão do Windows já feita.
Acho que a hipótese de ter arranque para o ambiente "Desktop" só fará sentido em alguns casos específicos.
ResponderEliminarSe há algo que os "Smartphones" e "Tablets" nos ensinaram foi que a grande maioria dos utilizadores não necessita de um "Desktop" para mexer num computador, antes pelo contrário, quanto maior a simplicidade de utilização melhor.
E se normalmente colocamos atalhos no "Desktop" porque o menu iniciar os esconde, então porque não arrancar logo para um ecrã composto exclusivamente pelos atalhos das aplicações que utilizamos?
Porque cria confusão nos utilizadores e é tudo menos coerente, além de criar confusão visual, com animações desnecessárias. Isto só para citar alguns exemplos... Além de que multitarefa entre aplicações metro/não-metro irá ser uma grande confusão...
EliminarDesculpem-me todos a frontalidade, mas o interface Metro é hediondo para computadores com teclado e rato... Para tablets/telefones/xbox's é perfeito e muito intuitivo! Agora para um desktop normal?...
ResponderEliminarSinceramente é uma ideia de m*rda!! Mas já se dizia isso do start menu do XP, ou do UAC do Vista... É esperar a recepção do mercado, e ver como corre.
Não gosto de ser profeta da desgraça, por isso não sei como irá correr - suspeito que não irá correr muito bem, e que será mais um "Vista", mas ganhando base instalada e difundindo o paradigma.
Para mim? Devo comprar uma cópia e ter como dual/triple boot no meu PC de secretária juntamente com o 7 e com o Ubuntu.
Concordo com o que aqui foi dito.
EliminarEu não sou daquelas pessoas que, ao haver um novo lançamento de determinado software, começam logo com as "bocas" do costume: "Hey, mudaram isto e aquilo, já não vou usar porque não me apetece dar ao trabalho de sequer experimentar".
Muito pelo contrário, acho necessário haver mudanças.
No entanto, não consigo perceber esta ideia de levar o Metro aos Desktops. É absolutamente ridículo, qualquer pessoa vê que esta interface foi feita para tablets / smartphones..
Eu já nem falo no que está a ser discutido nesta publicação, se iniciar directo para o Metro, basta carregar num botão e volta ao normal ( e além disso, acho que hoje em dia se hiberna / suspende mais o pc do que propriamente desligar ).
Para mim o pior é mesmo não haver um menu iniciar "normal".
Desta forma, vai ser uma autêntica confusão encontrar o que quer que seja. Cheguei a usar uma versão beta, que desinstalei passados 2 dias, e agora nem considero instalar a Preview.
Eventualmente irei instalar quando sair a versão final, mas espero que haja um tweak para alterar para o menu antigo. ( Sim, porque já perdi a esperança de a Microsoft incluir uma simples opção de alterar entre um e outro.. )
A ver vamos, mas quanto a mim, se a Microsoft obrigar os utilizadores a usar o Metro, vai-se verificar a tradição de Windows bom / Windows mau / Windows bom / etc..
Eu sou fã do Windows Phone (tenho um Lumia 800) e acho o interface "metro" (ou como a MS lhe chamar no futuro) muito bem conseguido para interfaces táteis. Para o velhinho rato + teclado acho que não deviam inventar tanto! :\
ResponderEliminarJa experimentei o Windows 8 numa maquina virtual e parece-me OK. Bastante compativel com a forma como eu uso o desktop: meia duzia de icones para aplicacoes "habituais" e um monte de documentos que ainda nao arrumei convenientemente junto do cliente, projecto, etc. onde deveriam estar.
ResponderEliminarComo e uma nova versao do windows e normal que um montao de gente venha protestar que andam a mudar coisas que ja estao bem estabelecidas... na volta sao os mesmos que entre lancamentos de novos produtos andam a protestar que a MS esta acabada, que os outros e que sao inovadores, etc.
Para mim é indiferente se entra logo no metro ou no interface clássico porque não vou gastar dinheiro numa actualização quando o meu win7 faz tudo o que preciso.
ResponderEliminarPessoalmente gostaria de ver uma review do estilo "Porque vale a pena o upgrade do w7 para o w8, NO PC" ou "10 razões para o upgrade no PC".
ResponderEliminarAté agora já vi muito artigo a referir que é possível pôr o w8 como o w7, com desktop e tal. Ora bolas, se é para ter o mesmo, então não vale a pena mudar. E a maior parte dos benefícios parecem existir para touchscreens.
Gostava de ver uma análise destas para decidir se vale a pena mudar ou não.
Pode ser que o AADM dê uma ajudinha no futuro :)