Uma das novidades do novo Android 4.2 que acompanha os novos Nexus 4/7/10, e que eventualmente chegará aos restantes equipamentos, é a muito apreciada funcionalidade de multi-utilizador.
No entanto, poderão pensar que se trata de um engano ver essa funcionalidade anunciada para os tablets, mas não para os smartphones. Terá sido esquecimento, ou até preguiça? Não... trata-se, uma vez mais, das recorrentes questões das patentes.
Ao que parece, a Nokia detém uma patente sobre o sistema de multi-utilizador nos smartphones, e que poderá estar na origem desta decisão do Google não disponibilizar a funcionalidade nos smartphones Android.
É certo que um smartphone é um equipamento que é bastante mais pessoal e que tem muito menos probabilidades de ser utilizado por múltiplas pessoas do que um tablet; mas... se o Android passa a ter esta funcionalidade, seria de esperar que estivesse disponível em todos os equipamentos e não só em "alguns formatos".
Pode ser que entretanto o Google faça um qualquer acordo com a Nokia para disponibilizar este modo multi-utilizador nos smartphones. Até lá... o melhor é comprar um Nexus 10! :)
Patente sobre multi utilizador!!!!!!!!!!!!! Não preciso dizer mais nada.
ResponderEliminarDecerteza?!? Olha q acho q n tem nada a ver com patentes... isso seria a desculpa mais estupida q poderiam ter inventado...
ResponderEliminarO multiuser até ja vem no Android, desde o 4.1, se bem q escondido...
Eu acho q é mais por causa disto http://www.androidpolice.com/2012/10/30/here-is-another-reason-google-continues-to-shun-sd-cards-multiuser-support/
Mas porque seria por causa disso... se no Nexus 4 também não tens SD? (E para além disso também tens tablets grandes e pequenos dos pareceiros do Google, com SD, que eventualmente terão que vir a suportar o 4.2)
Eliminar