2012/10/19
HTC J Butterfly com ecrã FullHD de 5"
Os fabricantes estão sempre a arranjar formas de transformar os nossos equipamentos em peças obsoletas, e depois da duplicação (ou quadruplicação, conforme quiserem contar) da resolução do ecrã iniciada pela Apple com o Retina Display no iPhone 4, que nos livrou de um mundo de imagens pixelizadas, a corrida às altas resoluções não parou.
Se a Apple se pode dar ao luxo de ter uma resolução que os concorrentes tiveram dificuldade em atingir, a verdade é que essa dificuldade foi apenas momentânea. A seu tempo, os diversos fabricantes não só atingiram essa resolução... como a superaram.
E se pensavam que os ecrãs nos smartphones iriam estabilizar nos 1280x720, a verdade é que não vão. O HTC J Butterfly tem um ecrã de5" com a incrível resolução de 1920x1080 - a mesma que provavelmente têm no vosso televisor de 30, 40, ou até 50".
Isto faz com que novamente se dê um grande salto a nível da nitidez e definição das coisas que são apresentadas no ecrã (sendo no entanto discutível até que ponto é que, a uma distância de utilização normal, as diferenças serão "notórias"). Mas, no amor pela tecnologia, não há coisas como "notórias ou não". Ter resolução FullHD num equipamento que cabe no bolso - mesmo considerando que com 5" já não será qualquer bolso - vai ser a tendência para 2013, e não estou a imaginar que algum fabricante queira ficar para trás nesta corrida.
Um Google Nexus com esta resolução... hummm... seria vencedor imediato?
Eu por norma sou apartidário, daí que "marcas" não me interessam muito, mas tenho que chegar à conclusão que depois de me habituar ao "retina" do meu iPad 3, tudo o resto fica muito pixelizado, se bem que há que ter em conta a DISTANCIA a que se vê o ecrã. É que se num tablet/telemóvel por norma temos o ecrã muito perto e daí importar a resolução, num portátil/PC esse factor já é de menor importância. Sem dúvida que mais, é sempre melhor, e podendo ter 1080p em 5" é fantástico, mas não é nem de perto o que faria comprar este modelo, visto que é praticamente imperceptível a diferença entre um 720p e 1080p neste tamanho. Mais interessante é o SoC S4 e, ainda a ver, a optimização e aplicações incluídas no firmware deste brinquedo.
ResponderEliminarTendo eu já tido um HTC Evo 3D e sabendo que a HTC a nível de software não brinca em serviço, tanto pelo aspecto visual, como pela optimização, acho que os únicos defeitos deste modelo serão mesmo o preço e a disponibilidade :)
Se tudo correr bem o meu Samsung Galaxy S3 com o seu ecrã 720p (falsos, é certo, devido à natureza Pentile) deve chegar em breve (contrato de 24 meses, 29.90€ mes com 120min todas as redes, ilimitado para a rede base, 3000 SMS todas as redes, 250Mb internet HSDPA e ilimitados Mb em EDGE) e não me vejo a precisar de nada mais durante um bom tempo.
Acho que estamos a chegar a um platô de hardware, onde os SoC, ecrãs, camaras, etc já são tão bons, que a diferença fará sentir-se ao nível das aplicações e dos serviços extra.
Para quando a comparação entre o Iphone 5 e o Samsung Galaxy S 3?
ResponderEliminarAssim que os "astros" se alinharem, e apanhar dois no mesmo local à mesma hora. Tem estado complicado. :)
EliminarNão há muito a comparar (a não ser a nível de ecrã) entre os dois, já que apesar de serem telemóveis, são para filosofias (muito) distintas. A nível de erã ambos são fantásticos mas obviamente diferentes: o iPhone 5 tem cores mais realistas (e menos saturadas) e devido ao inferior tamanho, algo mais de definição; o S3 tem um ecrã com um tamanho fantástico e cores bastante saturadas (que prefiro). Ambos os ecrãs são soberbos e eu que sou totalmente contra o Pentile, tenho o prazer (já que tenho um S3) de dizer que no S3 já não é um factor relevante. De resto, ambos são ultra finos, ultra leves de muito boa construção (se bem que o iPhone 5 é mais profissional e sólido). O S3 apesar de 4.8" como é tão fino, cabe facilmente no bolso e consegue-se utilizar bem com uma mão (e eu tenho mãos pequenas...). De resto ambos são ultra fluídos, ultra rápidos, ultra potentes, jogos detalhados e rápidos, etc etc. Fora isso é escolher iOS 6 vs. Android 4.1.
EliminarEu preferi o S3 e estou super contente. E não volto para nada menos de 4.7-4.8" ;)
5'? não contem comigo..
ResponderEliminarrealmente não percebo estas tendências, série o único a achar que um smartphone topo de gama 3.7/4' (android) seria o ideal?
Eu percebo o porquê dos ecrãs cada vez maiores e com mais resolução, mas será que isso compensa o resto?
Tudo depende do que se faz com o equipamento.Quando comprei o S3 estranhei a dimensão do aparelho, neste momento acho que já não conseguia viver com um ecrã de 4 polegadas ou menos, mas confesso que por vezes doi-me as mãos de o de o segurar.
Eliminaros ganhos são evidentes mas o conforto é menor.
Eu a pensar q iria ficar pelo meu one x e agora aparece o HTC J Butterfly...lá vou ter que o comprar e o ecran de 5 ja não me ira fazer confusão pois o one x tem 4.3 e acreditem q por vezes ja pedia um maior.
ResponderEliminarQuem diz q n entende a tendencia é pq não tira o maior proveito do seu smart phone, pois nos dias de hoje já pouco importa se faz chamadas ou envia x sms... Mas sim o tamanho e o "motor" quem tem. Quanto maior mais se tira proveito e melhor se trabalha.