2012/11/23
Estudante Suspensa por Não usar Tracker RFID na Escola
Há um novo caso polémico que nos chega da terra da "liberdade". Nos EUA uma estudante foi suspensa por se recusar a usar um novo cartão com RFID que permite à escola saber por onde andam os alunos.
A aluna recusou-se a ser "seguida", alegando motivos religiosos e de direito à privacidade, e a direcção da escola diz que se assim for, terá que se mudar para outra escola no distrito.
Mas, se estão sem saber quem terá razão no meio de isto tudo... talvez interesse olhar para os motivos que levaram a escola a usar este sistema. Algumas pessoas - eu incluído - até poderiam estar tentados a supôr que a escola faria isto com boas intenções: para proteger os alunos, por exemplo (é um pensamento "inocente", eu sei... mas que querem?)
Mas a verdade é que os motivos que levaram à adopção deste sistema são puramente financeiros. Sendo uma escola pública, a escola recebe os seus subsídios em função do número de alunos que se apresentam às aulas em cada dia. No caso de um aluno que não esteja na sala de aula, são menos uns dólares a receber.
Com este sistema, a escola pode saber se o aluno está nas instalações, mesmo se não estiver na sala de aulas, e assim contabilizar o aluno para o efeito dos subsídios. Pois, afinal o interesse não é em colocar os alunos em primeiro lugar, mas sim o dinheiro que se recebe "por cabeça", mesmo que as salas de aula estejam vazias.
A escola já tentou "abafar" o caso, permitindo que a aluna pudesse usar o cartão, com o chip e bateria removidos - mas acompanhando da condicionante de que os seus pais deixariam de criticar o sistema e o apoiariam publicamente. Algo que, obviamente, eles não aceitaram.
Esperemos mais um par de anos, e qualquer dia temos coisas semelhantes a acontecer nas nossas escolas - caso ainda existam no nosso país nessa altura.
Carlos... qualquer dia levamos logo com um chip RFID debaixo da pele... assim o estado consegue saber quem é que vai à escolinha ...e para além disso , saber quem participa em manifs e outras coisas do genero!!!
ResponderEliminarhttp://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jVmdMCkfcY0mi6bg-RVAJ0scaxSg?docId=CNG.08f465f0502f24565a5e31b0b7b8211b.141
ResponderEliminarJa tinha agendado essa para daqui a pouco.
EliminarRepugnante :(
EliminarNem sei que diga..
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarÉ curioso que eu esteja a ler esta notícia no dia internacional contra a violência doméstica
Eliminareu já li outras noticias sobre este assunto antes e aparecem cuasas diferentes: uma delas é "colocar" os alunos dentro da sala de aula. Com que objectivo? Isso pode ser variado se as partes não o assumirem claramente. No entanto, enquanto o aluno está na sala de aula, o seu lugar obrigatório no horário escolar, não está noutro sítio. Mas pode-se analisar vários pontos da notícia...
ResponderEliminar