2012/11/20
Implante usa Canal Auditivo como Bateria
Já temos ouvido falar de muitos projectos que pretendem criar aparelhos capazes de funcionar com energia extraida do "ar" (desde ondas de rádio, a vibrações, a diferenças de temperatura)... mas agora uma equipa de cirurgiões, neurocientistas e engenheiros electrónicos conseguir criar um implante que é alimentado pela electricidade que o próprio corpo gera a partir da vibração da membrana auditiva.
Um projecto que vem no seguimento de implantes de retina alimentados por luz infra-vermelha, e de um implante cardíaco alimentado por ondas de rádio - mas desta vez (quase) dispensa todo o tipo de alimentação externa.
O canal auditivo é uma autêntica "bateria eléctrica" que é capaz de transfromar a energia mecânica da vibração em sinais eléctricos que viajam até ao cérebro, e o que esta equipa fez foi captar parte dessa energia (por forma a não afectar negativamente o processo de audição normal) para alimentar o implante electrónico.
Uma vez que a energia captada é bastante reduzida, o sistema ainda precisa de um impulso inicial de energia externa (via ondas de rádio), a partir do qual é capaz de passar a operar usando apenas a electricidade gerada pelo corpo. Ainda há muito por desenvolver para fazer evoluir este método mas... é mais um passo na direcção de sistemas que poderão ajudar a superar deficiências físicas, e que dispensarão por completo a dependência em fontes de energia externas.
Será que um dia teremos equipamentos de tamanho tão reduzido e com tão baixos consumos, que poderemos ter um "smartphone" implantado no canal auditivo, e que funcionará apenas à custa da electricidade que lá é gerada? Imagino que sim... é só uma questão de esperar mais umas décadas (ou séculos. ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário