2012/11/16
Utilizadores Hesitantes em Mudar para o Windows 8
Parece que os meus "receios" relativos ao Windows 8 afinal são partilhados por muitas mais pessoas: nos EUA, grande parte parte da população está a par da chegada do novo sistema operativo da Microsoft, mas poucos estão com pressa em mudar dos seus Windows anteriores para o 8.
Um sentimento que, sinceramente, também é o que eu próprio sinto (por agora, pelo menos). O meu primeiro contacto mais a sério com o novo Windows 8 no PC foi algo assustador, devido à mudança radical que representa... e essa mudança, mesmo que seja para melhor, irá necessitar de um período de habituação.
Ou seja, não estou a "falar mal" do Windows 8 - estou apenas a dizer que é algo que sinto necessitar de algum tempo para que se possa dar uma opinião realmente válida. Mas, isso também significa que quem não estiver disposto a dar-lhe esse benefício da dúvida e tiver maior resistência à mudança, poderá simplesmente "pôr de lado" o Windows 8 e manter-se fiel ao Windows 7, até que seja "obrigado" a mudar.
Por isso, não me surpreende nada que a grande parte dos utilizadores Windows 7 não tenha qualquer pressa para se aventurarem no Windows 8. Pode ser que à medida que o Windows 8 se for disseminando, mais pessoas sintam curiosidade em experimentar e se convertam ao novo Windows.
Sinto o mesmo e estou a espera que sai o SP1 para o win8
ResponderEliminarInstalei o windows 8 original - como sistema primário tenho o slackware com o enlightenment/kde - mas não vejo a hora de ter tempo e instalar de novo o 7
ResponderEliminarMudem mas é para Linux de vez ;) Agora até vai ter Steam :P
ResponderEliminarInstalei o 8 recentemente, aproveitando que ia trocar o disco para ssd.
ResponderEliminarA camada com os live tiles por cima tem conceitos interessantes, mas a maior parte das vezes só atrapalha e está muito incompleto ainda. Tem um messenger que só dá para contas de msn e facebook, bem que lá metiam o suporte para gtalk e outros. Não se entende como não há mais apps nativas para windows 8, considerando a quantidade de parceiros da microsoft. Nem uma app para facebook, que parece tão óbvio e necessário para o utilizador comum hoje em dia.
Mesmo a app do google, confunde-se com o chrome e parece não oferecer vantagens.
Para o utilizador comum parece-me que o novo interface só atrapalha e confunde. Nem o shutdown é acessível, e as barras laterais são pouco práticas para utilização com rato
Ora bem, eu como utilizador intensivo de windows e informático, nunca me preocupo muito com usabilidade e curvas de aprendizagem. A experiência ajudar a mitigar a situação. Como eu existirão muitos outros, talvez estejas incluído no lote Carlos?
ResponderEliminarAssim sendo, a única coisa que me interessa ao pensar na mudança é se, no fim do dia, vai haver algum ganho.
Para já, depois de todas as reviews que vi, só tenho a ideia que o windows 8 é um sistema para mexer com as pontas dos dedos e que POR ACASO tem por lá uma desktop. Se é para fazer o mesmo e pior...fico-me pelo windows 7.
Tablet ou smartphone com windows 8 já será outra conversa, e será uma possibilidade. Mas continuo fã do android ainda.
Agora windows 8 no pc? Convence-me lá Microsoft que eu estou à espera.
Já agora esqueci-me de pedir opinião sobre o grande trunfo do novo windows, a sua interface.
EliminarO windows sempre usou janelas para funcionar (daí o seu nome). E funciona bem. Podemos ter vários programas abertos ao mesmo tempo num ecrã.
O novo interface é como se fosse o menu start, mas que em vez de estar no canto, tapa o ecrã todo. Ok, até aqui tudo bem. Mas aquilo tem live tiles, tem coisas que atualizam. ORA, parece-me a mim que para ser interessante essa funcionalidade, era preciso ter aquilo sempre visível, ao estilo dos widgets que podemos ter no w7 e que ficam no canto. Agora ter coisas que atualizam nos tiles, zona que só vemos temporariamente (e rapidamente) quando queremos abrir um novo programa....parece-me desnecessário.
Mais, o paradigma agora parece ser o de abrir um programa de cada vez, em full screen. Lá se vão as janelas. Isto é progresso para o trabalho num PC? Ou será andar para trás? Que dizem...
PS: E não acham ridículo quem diz "mas tem o modo desktop que funciona com o w7 se é isso que queres". Então nesse caso, se é para ficar igual ao w7...fico com o 7 :) Que raio de argumento para upgrade.
A sensação que dá no 8 é que é o windows 7 com uma camada para touch por cima, com meia dúzia de apps.
EliminarDebaixo do capô é o windows 7, com algumas melhorias ligeiras no explorer e task manager por exemplo
Eu meti o win8 no meu portátil de casa e tb pensei meter no trabalho, mas depois pensei q não vale a pena, estou mt bem servido com o Win7 no trabalho, o win 8 com o novo interface só atrapalha
ResponderEliminarPois, sinto exactamente o mesmo...
ResponderEliminarTenho o 8 no MSDN mas ainda nem o saquei porque sinceramente tenho "medo". É que por um lado queria as melhorias do 8, no task manager, nas pastas, e no sistema no geral mas por outro lado, o facto de não dar para erradicar completamente o Metro, deixa-me com uma coisa aqui "encravada".
Eles deviam mesmo deixar essa opção aos users.
Isso de usar programas de 3os para meter o menu iniciar de volta e assim não é para mim, até porque isso não me resolve nada do que estou a falar, continua a lá estar o metro, e as cenas que vi para tirar mesmo o metro, tiram também muitas outras coisas, e para isso fico-me pelo 7 na mesma....
Isso e o facto de que pelo que parece, muita gente está a ter problemas com drivers, e eu com uma gráfica em que os últimos drivers possíveis de instalar são de à uns 2 anos no mínimo (obrigado ATI), sinceramente nem quero estar a tentar instalar para descobrir que depois não tenho a gráfica em condições.
Eu estou a usar o Windows 8 há já algum tempo e estou a gostar bastante. A integração desktop/touch está bem conseguida.
ResponderEliminarPensei que ia ter problemas na interface Metro por ser um computador normal, mas é possível usar facilmente as aplicações metro usando apenas o rato.
Além disso, quem quiser pode continuar a usar o desktop normal. Só não tem menu iniciar. O que sinceramente não faz falta nenhuma. Basta carregar na tecla windows e escrever o que pretendemos e ele apresenta a aplicação que queremos.
Mas meu caro André, e ter montes de janelas abertas ao mesmo tempo? E o metro serve para quê? Aquilo atualiza os quadradinhos? Mas se eles estão sempre escondidos porque estamos é a olhar para as janelas, para que servem afinal? Temos que forçar abrir o metro e ficar a olhar para os quadradinhos?
EliminarTemos a desktop normal? Então para isso porque precisamos nós de acrescentar a complicação toda se isso já temos no w7? Se é para mudar, que seja para melhorar ou não? :)
A meu ver vale bem a pena a mudança. A hesitação e desconfiança iniciais são rapidamente ultrapassadas quando assimilamos o conceito.
ResponderEliminarFaçam o upgrade sem receios e vão acabar por concluir que se trata de uma grande cartada da MS para obrigar a concorrência a "acordar".
Já diz o meu update à uma dias e estou as gostar muito do conceito. No início é um pouco estranho mas a facilidade com que se muda de app e a rapidez com que ser muda de APP e desktop é muito boa. Acredito que esta junção entre OS "antigo" e mobile será o futuro e que é um grande salto para a MS. É bom ver uma empresa grande a correr tantos riscos!
ResponderEliminarInstalei a Consumer Preview no meu portátil há uns meses atrás e tal como o Carlos também não estou nada convencido com esta nova interface Metro. Faz todo o sentido para um tablet... mas para usar com teclado e rato não acho que seja prático. Não quero com isto dizer que o W8 seja mau, eu até gosto das novidades do SO em si, do boot bem mais rápido,etc., mas o interface Metro deveria ser OPCIONAL na instalação do sistema, e ficaria ao critério do utilizador ter isso activado ou não.
ResponderEliminarFelizmente há maneira de usufruir das vantagens do novo SO e desactivar a interface Metro, se quiserem têm aqui um tutorial que permite fazer isso mesmo:
http://www.dedoimedo.com/computers/windows-8-classic-shell.html