2013/04/22
A Evolução do Botão Home do iPhone
Poderá agora ser um elemento imediatamente reconhecido em todo o mundo - mas em tempos, muitos ridicularizaram as intenções da Apple criar um smartphone sem botões: ou melhor dizendo... quase sem botões. O botão de home é hoje em dia um elemento identificador de um iPhone, iPad ou iPod Touch. Mas ao longo das várias gerações, tem sofrido algumas alterações... e espera-se que em breve volte a mudar.
O site iMore fez uma viagem ao passado para nos mostrar como o mecanismo que se esconde por trás do botão se tem transformado, e também como a multiplicação de funções que lhe são atribuídas tem contribuído para um aumento do número de problemas. Nos primeiros iPhone, 90% da sua utilização consistia num simples clique, com alguns a darem uso ao "atalho" do duplo-clique para irem para a câmara ou contactos; hoje em dia, o duplo-clique tornou-se comum para aceder à lista de apps recentemente abertas, e temos até o triplo-clique para funções de acessibilidade. Cliques que, dia após dia, mês após mês, vão fazendo com que um número crescente de utilizadores comece a ter um iPhone realmente "sem botão"... funcional.
Poderá isto servir de prenúncio de uma "revolução" no próximo botão de "home"? Um que talvez possa passar a integrar o rumorizado sensor de impressões digitais, e que também ele passe a ter um funcionamento digital e não mecânico - para o tornar imune aos cliques continuados? Ou será altura da Apple arranjar forma de evitar que sejam necessários tantos cliques - dando uso a gestos como faz no iPad, para alternar entre Apps?
Veremos... mas não deixa de ser caricato ver equipamento que custam muitas centenas de euros a serem traídos por um dos componentes mais "simples".
Eu, já começo a sentir terror de todos os botões físicos a que tenho que dar uso frequente (como o botão de home no iPhone, mas também botão de sleep/acordar no iPhone e também em qualquer Android). Já era tempo de mais fabricantes implementarem gestos no touchscreen para acordar e adormecer o aparelho.
Hoje mesmo vou mandar para garantia o Nexus S lá de casa porque o power button deixou de funcionar... ARGH!!!! É de facto frustrante ser traido por um simples botão, mas é a vida...
ResponderEliminarViva
ResponderEliminarPor isso é que eu, no iPhone, uso o botão virtual..., pelo menos há uns 2 anos.
O botão físico, só mesmo quando tem que ser, tipo pôr em DFU, reset, tirar um Prt Sc...
... esqueci de dizer que tb utilizo o
EliminarZephyr (tenho JB).
Podiam era acabar de vez com qualqer botão, físico ou não, na parte frontal do aparelho. No Ipad, por exemplo, o botão não é preciso para absolutamente nada. No Iphone não estão implementadas os gestos de 4 dedos, mas isso poder-se-ia resolver também com facilidade.
ResponderEliminar