2013/04/16
As máquinas que minam Bitcoins
Os Bitcoin saltaram para o topo das notícias nos últimos tempos devido à sua valorização meteórica (e consequente "desce e sobe" que tem sido alvo), e que tem permitido a algumas pessoas ficar milionárias da noite para o dia - bastará relembrar que dos $10-20 dólares que valia no início do ano, os bitcoin já chegaram a valer mais de $250.
Isto originou uma autêntica corrida a este ouro digital... que no entanto se torna tão difícil de encontrar como o ouro real. Uma vez que a descoberta de novos bitcoins é feito à custa de pesados cálculos matemáticos, alguns estudos apontam para que diariamente se gastem cerca de $150 mil dólares só em electricidade!
E se por acaso tiverem ilusões de se aventurarem por este caminho, será aconselhável olharem para o tipo de máquinas que alguns destes "mineiros" têm.
E mesmo que a isso tivessem dispostos, de comprar dezenas de PCs e GPUs com fartura para acelerar os cálculos e terem um hipótese... já nem com isso vão lá. Agora o que está a dar é hardware especializado que foi concebido unicamente para o cálculo de bitcoins. Ou seja, ao contrário de um GPU que mesmo sendo muito mais veloz que um CPU para cálculos matemáticos continua a ser um processador "genérico", estas máquinas têm chips programados programados para efectuar os cálculos necessários para os bitcoins da forma mais eficiente possível... e mais nada.
São máquinas que custam milhares de euros, e que actualmente são os campeões da "mineração" de Bitcoins, fazendo que tudo o resto praticamente deixa de ter viabilidade (a não ser para gastarem electricidade).
... Mas considerando a evolução das coisas, qualquer dia temos smartphones com CPUs auxiliares reprogramáveis que poderemos usar para este tipo de tarefas. Só não esperem é que as baterias durem mais que alguns minutos... :)
Depois passa a moda e passa a valer nada.....
ResponderEliminarnao me importava que a moda passe...se fosse um sortudo com milhares da noite para o dia :P
Eliminarenergia solar ou eólica podem ajudar a evitar o gasto não?
ResponderEliminarperdes a oportunidade de vender a energia produzida
Eliminar