2013/04/23
BeagleBone Black quer fazer Frente ao Raspberry Pi
O Raspberry Pi tem sido o microcomputador que mais atenção tem recebido nos últimos tempos, e conta no seu currículo com um milhão de unidades vendidas. Mas não se pense que há falta de alternativas, tão ou mais válidas. A Beagleboard apresenta-nos o seu BeagleBone Black, um micro-computador com um CPU ARM Cortex-A8 a 1Ghz e que fica disponível por apenas $45.
Para além de ter um design aberto, e que qualquer pessoa poderá replicar, uma das vantagens deste BeagleBone Black é a utilização de um CPU ARMv7, que lhe permite correr Ubuntu e outras distribuições Linux (e Android), sem necessidade de versões "especiais" compiladas para o mais limitado ARMv6 como o do Raspberry Pi. Para além dos 512MB de RAM e 2GB de memória flash integrada, tem também slot de expansão microSD, microHDMI, 65 pinos para I/O digital, 7 pinos analógicos, 4 portas série, 8 saídas PWM, e programação simplificada via BoneScript que pode ser efectuada a partir de um browser.
Considerando que este BB Black já vem com fonte de alimentação e cabo de rede, os $10 adicionais face ao Raspberry Pi acabam por nem ter qualquer impacto real. E para facilitar ainda mais o arranque das operações, vem com o Ångström Linux já pré-instalado nos seus 2GB de memória flash (mas não faltando um slot MicroSD para expansão).
Eu não diria "Fazer frente", mas seria capaz de comprar um para juntar aos PIs que cá tenho na minha rede... by the fun!
ResponderEliminarFonix, mas pq so 512 de ram?!?! E q tal darem mais opções?!?
ResponderEliminarIsto será q consegue ler bem mkvs de 1080p (tipo rips integrais de BD) ?! E em termos de codecs de som HD, nativamente n deve correr, mas com um XMBC será q dá??
Porquê mais que 512? o RaspPi com 512 corre 1080p também, mas de qualquer maneira, estas boards não são feitas a pensar nisso portanto é um bocado irrelevante
EliminarTem tambem o PcDuino e o UDOO (o melhor "single board pc" que já vi até agora)
Eliminar