2013/04/13

Quantum Entanglement a bordo da ISS


As distâncias cósmicas são uma "seca" para as comunicações. Assim que começamos a afastar-nos do nosso planeta, manter o contacto com a Terra começa a ser coisa que pode demorar minutos, horas, dias, ou mais, entre cada pergunta/resposta. Não seria bom, como acontece nos filmes, poder comunicar com qualquer parte do universo de forma instantânea? Poderá parecer ficção, mas é algo que se acredita poder ser possível graças ao estranho fenómeno do quantum entanglement (cuja tradução imagino que possa ser algo como "emparelhamento quântico").

Quando se emparelham duas partículas (fotões, electrões, etc) as medições realizadas numa delas têm um efeito oposto na outra partícula, e que estranhamente actua independentemente da distância a que estiverem uma da outra. Isto já foi comprovado em distâncias de algumas centenas de quilómetros, mas há planos de esticar essas distâncias ainda mais usando a estação espacial internacional (ISS) que orbita o nosso planeta.

A ideia é emparelhar dois fotões, manter um em terra, enviar outro para a ISS, e depois confirmar se o fenómeno se mantém a cerca de 500km de distância, e se o campo gravítico da Terra poderá ter alguma influência no fenómeno.

São áreas da física que ainda não são completamente compreendidas e que dão origem a intensos debates (como a argumentação de que este fenómeno ocorre a velocidades milhares de vezes superiores à da velocidade da luz - e se será possível utilizá-lo para realmente servir como canal de comunicação), mas como sempre... são fronteiras do conhecimento que nos permitirão ficar a conhecer cada vez mais sobre o funcionamento do "tecido" do nosso Universo.

2 comentários:

  1. Isso vai dar geito para falar com os nossos bisnetos que vai estar a erguer Marte ;)

    ResponderEliminar
  2. É "Tunelamento Quantíco" :)

    ResponderEliminar