2013/05/27
Cuidado com os Telefonemas de "Ajuda" para Reparar o Computador
É algo que nunca é demais recordar, e que volta a estar na ordem do dia depois de um dos membros da nossa comunidade se ter queixado de receber um telefonema bastante estranho num inglês com forte sotaque asiático. Neste caso, tudo acabou bem com a chamada a ser desligada quase de imediato, mas no caso de outras pessoas menos informadas... o desfecho pode ser diferente.
Neste tipo de ataque, o interlocutor pede que "a vítima" execute alguns comandos no seu computador com Windows, normalmente por intermédio da linha de comandos (para assustar mais) via as teclas Windows+R, e começam por apresentar o registo de eventos do windows onde será possível visualizar alguns erros - que no entanto são normais. Com esta pseudo-credibilidade acrescida de que o vosso sistema está "cheio de erros e problemas", o atacante predispõe-se a ajudar a resolver os mesmo redireccionando a pessoa para um site que permite iniciar uma sessão de acesso remoto, a partir da qual poderá controlar o PC alvo.
A partir daí... está tudo arrumado, o atacante poderá modificar as permissões e instalar todo o tipo de programas indesejados, que seguramente irão transformar o vosso PC numa máquina às ordens de uma das muitas botnets à solta no mundo, podendo ser usada para todo e qualquer fim que eles bem entendam (para além de poderem monitorizar tudo o que vocês fizerem).
Portanto... qualquer oferta de "ajuda" vinda de desconhecidos... nem percam tempo, desliguem logo a chamada, ou então podem sempre dizer que estão a usar Linux e que as teclas Windows+R não estão a fazer efeito. :)
Naaa....só mesmo ouvindo !
ResponderEliminarMas alguém no seu perfeito juízo vai aceder ao computador só porque um desconhecido lhe liga e pede?
ResponderEliminarSe algum dia te quiseres divertir, liga para 10 pessoas "à sorte" e pergunta-lhes os dados dos seu cartões de crédito com uma qualquer desculpa inventada (de que foram detectadas transações suspeitas por exemplo)... e acho que vais ficar surpreendido com a quantidade de pessoas que te responderia. :)
EliminarE quem não tem a tecla Windows?
ResponderEliminarComo é que eles se "safam"?