A internet é uma rede verdadeiramente global, e por isso o nome ou país de origem de um site nada nos diz quanto à sua verdadeira localização. Um site português pode estar alojado num servidor no outro lado do mundo, e vice-versa. Mas por isso mesmo não deixa de ser engraçado espreitar quais os países que mais apostam em sites alojados no seu próprio país de origem - tomando como referência a sua "terminação" do seu domínio (.pt para Portugal, .es para Espanha, e por aí adiante).
E no topo da lista, com 97% dos domínios nacionais registados alojados no próprio país temos... a Coreia do Sul (.kr). E a ela seguem-se o Vietname, Alemanha, Japão, Rep. Checa, Lituânia, Bulgária, Tailândia, Kygryzstan e Hungria.
A Alemanha e o Japão destacam-se dos demais por terem um número bastante mais elevado de sites (mais de 25 mil e 14 mil, respectivamente) o que demonstrará uma tendência mais acentuada pela preferência de alojamentos web nos próprios países.
Há também o caso caricato de haver países com 100% dos sites alojados no território, Comoros (km), Suazilândia (sz) e Coreia do Norte (kp)... mas que se referem unicamente e respectivamente a um, dois, e três sites registados. :)
Seguem-se os países onde não existem nenhum único site alojado em território nacional (65 países!) onde os mais utilizados são Tuvalu (tv), Montenegro (me), e Cocos Islands (cc).
E por fim, quanto aos domínios nacionais com mais utilização:
Temos a Rússia em primeiro lugar com mais de 43 mil sites, seguida da Alemanha com uns distantes 25 mil sites, e pelo Reino Unido, Brasil, Polónia, Japão, China, Índia, França e Itália. Em comparação... os sites ".com" representam mais de 509 mil sites (no total de 1 milhão de sites considerados para este estudo).
... Agora fico com curiosidade de saber quantos domínios .pt existirão? Alguém sabe onde se poderá ver essa informação?
[via pingdom]
https://www.dns.pt/domain-stats
ResponderEliminar