2013/05/06
YouTube Prestes a Lançar Canais Pagos?
Poderá estar para muito breve a chegada de uma nova era no YouTube, e que certamente terá consequências que irão afectar todo o "ecossistema" de distribuição de filmes e séries na televisão: a chegada de canais pagos no YouTube.
Não é segredo que muitas pessoas já passam mais tempo em frente ao YouTube do que a ver os canais "tradicionais" de TV. O controlo sobre aquilo que queremos ver quando nos apetece é algo que, depois de se experimentar, torna frustrante voltar a ficar à mercê de horários de programas (com os eventuais atrasos) e desesperantes intervalos par publicidade. O tempo é algo a que damos cada vez mais valor, e se já estamos a pagar por um serviço de televisão por cabo para ver esses canais... torna-se injustificável perder dezenas de minutos a suportar publicidade só para poderemos ver os poucos minutos que nos interessam de programação efectiva.
As boxes digitais e a capacidade de podermos ver programas "on demand" ajudam a minimizar esta frustração - mas ainda assim não podem competir com a infinidade de conteúdos disponíveis no YouTube, e onde começam a aparecer, cada vez mais, produções de qualidade profissional. (E nem falo no vício de seguir vídeos sugeridos/relacionados... que é capaz de nos fazer esquecer o tempo até olharmos novamente para o relógio e vermos que já é "de madrugada"!)
No entanto... não vale a pena negar que grande parte do sucesso do YouTube se deve ao facto de ser gratuito; sendo que as pessoas lá vão tolerando os segundos de publicidade inicial que passam até se poder "passar à frente", ou fechando as caixinhas de publicidade que surgem no rodapé. Embora o Google esteja a seleccionar cuidadosamente estes primeiros canais pagos, que terão preços a começar nos $1.99 mensais, vai ser interessante ver a adesão que estes canais terão.
Pela minha óptica, seria um erro fechar estes canais aos visitantes "não pagos", pelo que espero que a modalidade funcione da forma: quem não pagar leva com publicidade inicial (eventualmente, algumas dezenas de segundos sem poder passar à frente); quem pagar tem direito aos vídeos sem publicidade. E para além das subscrições mensais, gostaria de ver também a possibilidade de poder pagar uns cêntimos para ver apenas um vídeo em particular.
Agora é só esperar que alguns dos grandes produtores se aventurem a lançar uma série de renome de forma exclusiva no YouTube... e verem que afinal a coisa até funciona - ficando disponível para todo o mundo ao mesmo tempo e acabando com grande parte das desculpas para a pirataria. Afinal, se já se estão a voltar para o Kickstarter para produzir filmes, e temos a Netflix e outros a produzir séries para as suas redes digitais... não me parece ser difícil antecipar qual será o rumo que as coisas vão tomar no futuro - e que já era previsível há bastante tempo: os criadores e os seus fãs/clientes poderão agora estar mais próximos, dispensando os intermediários habituais.
aqui será esperado com fervor.
ResponderEliminarSou optimista acerca dessa possibilidade. Creio que esses canais pagos serão do género do Machinima Premium, com conteúdos actualmente indisponíveis no You Tube. Isso colmataria uma lacuna que o Netflix não consegue suprir, que é o alcance mundial. Alguns vídeos profissionais conseguem manter-se apenas com publicidade, mas duvido que produções como Battlestar Galactica: Blood & Chrome possam sobreviver apenas com este tipo de financiamento.
ResponderEliminar