2013/06/27
Microsoft Traz Kinect 2 para o PC... por $399
Muitas vezes tenho criticado a Microsoft por não ter sabido aproveitar as mais valias do Kinect e transformá-lo no sistema "standard" de interacção 3D em todos os computadores Windows. Depois do mega sucesso que foi na Xbox 360 (chegando a bater recordes de vendas), a MS demorou demasiado tempo a lançar o seu Kinect for Windows, e fê-lo a preço pouco convidativo. Com a Xbox One a vir de origem com o Kinect 2, poderíamos pensar que a Microsoft teria aprendido a lição... mas infelizmente não foi o caso.
Se desta vez a MS não se atrasou a trazer o novo Kinect 2 para os PCs, por outro lado dá novo tiro no pé ao disponibilizá-lo pela módica quantia de $399! Ok, é certo que este valor inclui o acesso privilegiado à equipa de desenvolvimento, as ferramentas e documentação, uma versão pré-lançamento do Kinect 2 e até uma versão final do Kinect 2 para Windows quando for lançado em 2014. Nem parece mau negócio, pois não?... O "problema" é que grande parte da comunidade que explora e desenvolve coisas inovadoras consiste em pessoas que o fazem como hobby e por gosto: estudantes, jovens acabados de sair da universidade e ainda sem emprego, etc. Pessoas para quem os $399 representam um investimento que não serão capazes de suportar, e que por isso procurarão alternativas - como sensores 3D de outros fabricantes, do económico Leap Motion aos sensores da PrimeSense (que criou o primeiro Kinect) - fragmentando o panorama do reconhecimento de gestos 3D e dificultando/adiando a sua implementação enquanto "standard".
Quanto muito, a aposta deveria ter sido exactamente a oposta: de disponibilizar estes kits iniciais de desenvolvimento a preço incrivelmente baixo e irresistível, para que não houvesse sequer margem de manobra para que escolhessem outro sensor 3D! E depois de as apps começarem a surgir, criava-se a justificação e desejo para que os consumidores comprassem Kinects para os seus PCs para poderem dar uso a esses programas.
Aliás, torna-se ainda mais complicado compreender isto, quando noutras áreas a MS já parece ter chegado a esta mesma conclusão oferecendo $100 mil dólares para que os developers criem apps para as suas plataformas... Parece que ainda não vai ser desta que o meu desejo de ver um Kinect em cada PC se concretizará.
Actualização: para piorar as coisas, o Kinect 2 para a Xbox One não terá ficha compatível para ser usado nos PC, e a MS diz que não tem planos de disponibilizar um adaptador (como fez no Kinect original). Mais uma grande oportunidade perdida de usar coisas standard e universais.
"O "problema" é que grande parte da comunidade que explora e desenvolve coisas inovadoras consiste em pessoas que o fazem como hobby e por gosto: estudantes, jovens acabados de sair da universidade e ainda sem emprego, etc. Pessoas para quem os $399 representam um investimento que não serão capazes de suportar"
ResponderEliminarQue engraçado ter lido isto. Porquê? Porque muitos desses jovens programadores usam maioritariamente produtos Apple, desde MacBook Air até iPads... Será que o preço dos produtos Apple baixou assim tanto e eu não me apercebi? Já é moda criticar a Microsoft por tudo e por nada !!!
Cada um usa o que achar mais adequado. Isso não invalida que se possa criticar fundamentando com as devidas razões (independentemente de se concordar ou não).
EliminarMas se achas que os produtos Apple estão caros, então compara o Surface RT com o iPad e diz-me qual oferece melhor "value for money"; ou um MacBook Air com um ultrabook Windows equivalente... se calhar vais descobrir porque é que tanta gente opta por eles... mesmo se depois os usa com windows.
Carlos: não estava a referir-me a mim. Estava a referir-me aos estudantes que tu deste como exemplo no teu artigo. Apesar de só usar produtos Microsoft sou o primeiro a afirmar que quase todos os produtos Apple são excelentes (refiro-me aos equipamentos, não ao software), ou seja, não sou propriamente um fanboy.
EliminarMais uma vez digo: só achei estranho teres dito que esses estudantes não iam ter dinheiro para o Kinect 2 mas ao mesmo tempo quase todos eles usam equipamentos da Apple (que apesar de serem muito bons, não são nada baratos).
No desenvolvimento assistem-se a duas políticas diferentes (e é algo que já vem "desde sempre").
EliminarHá sistemas que cobram couro e cabelo pelos sistemas de desenvolvimento; há outros que até oferecem tudo para que as pessoas usem os seus produtos. Há quem tenha sucesso usando um, e outro, sistema.
No entanto, considerando a posição actual da MS, penso que estão a apostar na política errada ao colocar este SDK a este preço. Embora o Kinect 2 seja algo que não tenha nada comparável neste momento; existem muitas outras alternativas "good-enough" a preços muito mais atractivos.
E se tivesses que desenvolver algo usando tecnologia deste tipo... irias optar por uma que te obriga a pagar $400, ou uma que podes ter por $50 ou $100?
E depois se criares uma app hiper-bem-sucedida que usa um aparelho de $50 que atrai milhões de utilizadores para o mesmo... quanto desses milhões achas que estarão receptivos a investir mais umas centenas para ter um "Kinect 2", mais potente mas que na prática permite fazer aquilo que eles já fazem?
É nesse sentido que acho que é má politica esta dificultação do acesso ao Kinect 2 para os developers.
Leio com alguma constância que a Microsoft está com muito dinheiro em caixa, mas se assim for é pena que não use-o para popularizar suas plataformas colaterais ao Windows, nomeadamente o XBox e Windows Phone. Considero a MS a empresa com maior potencial de triunfar no panorama tecnológico actual, pois tem marcas e serviços fortes: Windows, Office, Skype, XBox e mais recentemente o Skydrive. Sem falar nos obsoletos, mas ainda muito utilizados Windows Media Player e Internet Explorer. E a ascendência sobre a Nokia permite uma optimização entre hardware e software superior à do Google, embora inferior à da Apple.
ResponderEliminarNo entanto a empresa tem insistido em não utilizar essas sinergias e seu conforto financeiro para inundar o mercado de produtos baratos e de qualidade.