2013/07/16

Acer dá "Corte" ao Thunderbolt da Intel


Fazer com que o mercado adopte um novo sistema de comunicações não é facil... especialmente quando tem um custo elevado e conta com a concorrência de um sistema mais económico que é suficientemente capaz para a maioria das situações. Refiro-me ao Thunderbolt da Intel e ao mais económico USB 3.0. Não é incomum que um sistema demore anos até que passe a ser considerado normal (ainda me lembro quando o USB era uma coisa "estranha" no meio de ratos e teclados com portas PS/2... e não seria preciso puxar muito pela memória para recuar aos tempos dos teclados com porta série DB9 e teclados com ficha DIN). Mas o que se espera é que os novos sistemas comecem a tornar-se mais económicos, sejam adoptados por cada vez mais fabricantes (de computadores e periféricos) e que eventualmente se tornam comuns.

No caso do Thunderbolt , a coisa poderá tornar-se mais complicada, pois a Acer - uma das marcas que inicialmente aprovou este sistema - veio agora dizer que irá deixar de o usar nos seus produtos, optando pelo USB 3.0, mais económico e conveniente para os utilizadores.

Haverá certamente outros fabricantes que continuarão a usar o Thunderbolt (como a Apple), mas a saída de cena de um dos maiores fabricantes a nível mundial certamente irá fazer-se sentir a médio e longo prazo. Se os utilizadores não tiverem máquinas com Thunderbolt dificilmente irão comprar periféricos para esse sistema. E com o USB 3.0 a tornar-se cada vez mais universal... no mínimo irá adiar significativamente a hipótese do Thunderbolt se democratizar e fazer com que o preço dos periféricos descesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário