2013/07/01

Criadores da Siri criam bRIGHT para Assistência aos Utilizadores


O estúdio que desenvolveu a tecnologia utilizada pela Siri da Apple não tem estado parado e tem trabalhado num novo sistema de "assistentes digitais" que poderá facilitar a vida a todos os que têm que interagir com computadores e lidar com enormes quantidade de dados: o bRIGHT.

Se em assistentes como o Google Now temos já acesso a informações que nos são dadas sem que seja necessário pedi-las (a rota para casa ou trabalho, as últimas notícias relacionadas com pesquisas que tenhamos feito, etc.) neste bRIGHT a coisa é levada ainda mais além, usando câmaras e outros sensores que permitem ao computador saber o que estamos a fazer a cada momento, e adiantar-se ao que pensa que queremos fazer assim como dar assistência extra caso detecte que estamos "encravados".

Foi curioso dar com este sistema nesta altura, porque ainda no passado sábado no nosso meeting mensal discutíamos esta questão. Porque motivo, com toda a potência existente actualmente, um programa que detecte os cliques/toques frustrados de um utilizador a tentar fazer algo (sem sucesso), não apresenta um assistente que ajude a resolver o problema. Na indústria dos videojogos já temos vários sistemas desse tipo que vão dando dicas sempre que um jogador fica "perdido", direccionando-o para o que tem que fazer.

No fundo, seria algo idêntico ao icónicos (e detestados) agentes do MS Office, como o Clippy - mas que funcionasse bem. É que este tipo de sistemas tem que ser cuidadosamente afinado para que a "solução" não passe a ser parte do problema - como o tal Clippy, que constantemente aparecia mesmo quando não devia, levando a maior parte dos utilizadores a desligá-lo.

Com o tal bRight, poderemos no futuro ter sistemas que mal detectem que nos sentemos no sofá liguem a televisão (ou o rádio, conforme o horário e as vossas rotinas habituais), e perguntem se querem ver os episódios mais recentes das vossas séries favoritas, ou um filme que tenha acabado de ficar disponível, ou as notícias... Esperemos que funcione bem, senão vai haver um súbito aumento de vendas de telecomandos, com os utilizadores a atirá-los à parede em frustração pelas constantes "batalhas" com o assistente digital. :)








[via TR]

Sem comentários:

Enviar um comentário