2013/07/19
EUA testam novo Sistema Anti-Pirataria: Cortar os Lucros da Publicidade
Seria hipócrita ignorar que, por trás de muitos sites que promovem a livre partilha de conteúdos digitais, o único propósito que procuram é o lucro fácil obtido à custa de publicidade e ou de mensalidades pagas pelos seus utilizadores. Uma vez que é praticamente impossível combater a pirataria, os EUA experimentam agora uma nova táctica: um código de conduta em que os principais operadores de redes de publicidade (como o Google) se comprometem a remover a sua publicidade de tais sites de partilha - e outros sites que promovam ilegalidades ou artigos falsificados.
Vai ser interessante ver os efeitos desta medida... pois irá colocar à prova quem precisa mais de quem. Com estes sites a registarem milhões de visitas, a recusa de uns irá fazer com que fiquem as portas abertas para que outras redes de anúncios facilmente apanhem todo este público. Para além de que, numa curta ronda por alguns sites de partilha, fiquei com a sensação de que já todos eles usam redes de anúncios "alternativos" para que não estejam dependentes dos serviços norte-americanos.
Portanto... fico com a impressão de que esta será mais uma daquelas medidas só para ficar bem nos noticiários, mas que não terá qualquer impacto a nível prático. (E mesmo na eventualidade de que, por algum milagre tecnológico, se acabasse de vez com toda a publicidade neste sites, eles continuariam a funcionar alegremente mediante pagamentos de donativos feitos pelos seus utilizadores... Pelo que também não seria por ai que o combate à "pirataria" teria algum efeito prático).
Sem comentários:
Enviar um comentário