2013/07/03
Google Mostra Cada vez Menos Resultados
No outro dia fiquei "chocado" quando abri o Facebook (já sabem que não sou um utilizador frequente daquilo e só lá vou de tempos a tempos) e me deparei com um ecrã dominado por sponsored posts na timeline, publicidade na coluna lateral, e incentivos para que pagasse para promover os meus posts. Aquilo que realmente deveria ver - o que os meus amigos andavam a fazer - era algo que ocupava apenas uma pequena parte do ecrã. Não sei se poderemos atribuir este fenómeno ao Facebook, mas o que me parece é que esta "doença" se está a alastrar, como comprovado por este relato que nos mostra a percentagem de ecrã que contém resultados nas pesquisas do Google.
Numa pesquisa normal podemos ter apenas 13% do espaço do ecrã dedicado aos resultados - o que se torna caricato quando se descobre que temos mais do dobro do espaço destinado a resultados patrocinados e de publicidade, e que até a área superior do Google ocupa mais espaço.
No caso da pesquisa de restaurantes, novamente nos deparamos com um ecrã que dá principal destaque aos restaurantes "patrocinados", ou a resultados que apontam para as reviews do Zagat (que pertence ao Google), e sobrando apenas 7% para resultados "reais".
Nos mobile a coisa fica ainda mais complicada, pois será necessário "esforçar-mo-nos" para conseguirmos chegar aos verdadeiros resultados: depois de ultrapassados os vários ecrãs com resultados patrocinados, os mapas, e links para o Zagat.
Cá em Portugal não temos acesso a algumas destas funcionalidades extras... e que se calhar até acaba por ser uma boa coisa, pois é menos espaço ocupado por publicidade, mas não deixa de ser preocupante ver que o Google (e não só) começam a dedicar cada vez menos espaço para as coisas que os fizeram ser o que são hoje. Por um lado é algo que faz com que as pessoas descontentes procurem por alternativas e se espalhem por outros serviços, deixando de depender tanto de um único serviço "gigante" em exclusivo - mas por outro lado é assustador ver que aos poucos vamos tendo uma visão do mundo que deixa de ser o que ele é para passar a ser o que estas empresas decidirem que seja.
E é por isso que eu uso Adblock e noscript (bem configurado) ;) Só me aparece a barra da procura e os resultados.
ResponderEliminarTudo depende do que se pesquise, no meu caso se eu colocar o que ele pôs, nem sequer aparece publicidade, noutros casos, é pá, tenho de discordar do M4X, se começamos a bloquear a pub, quem é que lhes paga? cada pesquisa custa $0.12, doze cêntimos, quando soube disso fiquei parvo.
ResponderEliminarNo mobile, aqueles cards dão um jeitaço do catano
No momento em que as empresas exageram na publicidade que usam nos seus sites/programas/intervalos/etc.etc.etc. é o momento em que eu não quero saber disso e bloqueio os mesmos.
EliminarNão precisas de ter o AdBlock ligado em todos os sites, só nos que quiseres mesmo bloquear, só precisas de 1, 2 clicks para o fazer.
Melhor ainda, nem precisas de bloquear todas as publicidades, consegues bloquear só certas coisas especificas. Já fiz isso em sites que nem me importo com a publicidade pois não é excessiva mas que de vez em quando aparecia cenas de pornografia, simplesmente meto lá o rato em cima, aparece o icon para bloquear e pronto, essa pub já não aparece em nenhum site.
Eliminareu tenho instalado o adblock no chrome e no firefox, mas apenas está activado em alguns websites que abusam da publicidade
EliminarJá peguei o hábito de ignorar e avançar o olhar sobre os anúncios patrocionados, até porque muitas das vezes é o oposto à pesquisa. Já os 12 cênt. que o A.R.S. falou são uma referência, mas também é verdade que tanto é cobrado abaixo como muito acima desse valor. Uma vez vi uma reportagem no programa Capital do M6 e imagine-se só quem é uma das empresas que mais pagam à Google para promover o seu sitio oficial e colocá-lo nos primeiros resultados?... Não, não é a Coca-Cola, nem a Visa nem a PlayStation, mas sim a Rolex!. Haja dinheiro para pagar o custo absurdo pedido em cada clique no link da loja, o que é certo é que certamente não serão assim tantos e os que são provávelmente culminaram em efectivo potêncial de negócio. :)
ResponderEliminarEu cá tenho andado a experimentar o DuckDuckGo para fazer as minhas pesquisas. Qualquer dia deixo o Google :P
ResponderEliminar