2013/07/16
Lumia 520 já é o Windows Phone mais Popular
Não sei se a Microsoft e a Nokia passam por cá regularmente, mas parece ficar demonstrado aquilo que há muito vínhamos a dizer: a plataforma Windows Phone precisava de equipamentos a preços atractivos para começar a conquistar mercado; e o facto do recente Lumia 520 já se ter tornado no mais popular Windows Phone.
O facto de ter destronado o anterior líder (o Lumia 920) mostra bem que, enquanto muitos podem admirar os topos de gama de cada plataforma, na hora de comprar as opções mais racionais (e económicas) acabam por levar a melhor - da mesma forma que todos gostámos de ler e ver testes a automóveis de sonho, mas na altura de comprar um automóvel, temos que ter em conta questões de ordem mais prática (e dentro do nosso orçamento).
De resto, fica também demonstrado que neste momento a plataforma Windows Phone é praticamente um sinónimo de Nokia, já que detém 85% do mercado. Num distante segundo lugar encontra-se a HTC com 11.5%, enquanto tudo o resto não tem sequer expressão (talvez com o Huawei W1, as coisas comecem a ficar mais diversificadas).
Relativamente aos "esquecidos" Windows Phone 7, também aí a Microsoft tem tido sorte, com os Windows Phone 8 a representarem já 61% da plataforma... e que a este ritmo fará com que os "7" possam rapidamente ser esquecidos (excepto para quem os tiver comprado).
Será que a Nokia tem coragem de lançar um Lumia Windows Phone a preço ainda mais baixo? O Lumia 520 tem um preço nas lojas, livre de operador, de cerca de 199€. Agora só falta um Windows Phone 8 a bater na barreira psicológica dos 99€ e ficamos com ofertas para todos os gostos - e carteiras!
Relativamente à plataforma windowsphone 8 o problema náo está neste momento no preço dos equipamentos mas sim na pouca beleza da interface que repele o consumidor e na ausência de aplicaçõess populares como no android. Já na backberry o preço elevado dos seus telefones condiciona e de que maneira o sucesso da plataforma blackberry 10.
ResponderEliminarNão concordo com o Sr. José no que toca à beleza. Parecem-me mais agradáveis, mais intuitivos e práticos. Quanto às apps, tem vindo a melhorar significativamente. Por outro lado obriga a olhar para as apps sem fim do android e tentar justificar o porquê de ocuparem a memória do nosso equipamento.
ResponderEliminarNão menos importante, nunca tive problemas de fluidez com um WP, mas o mesmo não poderei dizer de um android, mesmo com bons equipamentos.
Apenas condeno a microsoft pelo facto de não tentar sequer substituir o WP 7.8 pelo 8, sobretudo nos equipamentos mais recentes.
Hoje, sendo portador de android e WP, não optaria por android.