2013/07/09
Mais Detalhes sobre o novo Lumia 1020 com sensor de 41MP
Demonstrado a quase impossibilidade de se guardarem segredos hoje em dia (e não o digo como sendo uma "indirecta" à NSA e ao caso Snowden), eis que mais detalhes sobre o novo Lumia 1020, o digno sucessor do Nokia 808, com um mega-sensor de 41MP, surgem antes da sua apresentação oficial.
Se o 808 Pureview já tinha impressionado pela sua qualidade de imagem, este Lumia 1020 irá certamente superá-lo, pois passa a ter estabilização óptica de imagem - o que a par da nova lente f2.2 garantirá imagens mais nítidas e luminosas mesmo em situações de baixa luminosidade (e conta com um flash de Xenon para ajudar). Inicialmente a Nokia considerou o nome Nokia 909 para este modelo, mas decidiu-se por Lumia 1020 para melhor se enquadrar com a restante família já existente.
Este será o primeiro Lumia que irá ter 2GB de RAM (os actuais topo de gama WP8 costumam ter apenas 1GB), e aparentemente vai tirar fotos em múltiplas resoluções simultaneamente: quando tirarem uma foto em 32MP (16:9), terão também acesso a uma versão em 5MP. Se optarem por um formato 4:3 poderão dar uso mais pixeis (38MP). Este Lumia 1020 virá com 32GB de memória e sem cartão SD.
Quanto a outras coisas: vai ter NFC, rádio FM, funcionalidade de "flip to silence", e uma capa para carregamento wireless opcional - para além da capa com bateria extra e pega ao estilo câmara fotográfica. A nível das apps, terá uma Pro Camera que permitirá ajustar manualmente diversos parâmetros, como o ISO, white balance, focagem, velocidade de exposição, etc.
O preço indicado para os EUA é de $602, o que faz antever que por cá se situe próximo dos 600€.
Já me ambientei à "cavidade" redonda da camara do novo carro chefe da Nokia que até revela um estilo ímpar, porém continua tendo demasiada moldura na minha opinião, tendo em conta o que já se faz no mercado. De resto trará os specs de um topo de gama com a tal camara invejável!. Só fica a faltar o SD card que foi abandonado estranhamente contrastando com os antecessores, mas esperemos que a convergência do melhor do 808 pure view com o Lumia 925/928 cimente um novo ciclo de pioneirismo à "nossa" velhinha Nokia! :)
ResponderEliminar