Há cada vez mais pessoas que continuam a usar o smartphone e tablet mesmo enquanto estão em frente ao televisor. No entanto, essa proximidade esconde um enorme fosso entre ambos os dispositivos. Não seria bom que pudéssemos usar o smartphone ou tablet para interagir com o que vemos no ecrã, servindo como ecrã adicional e também como "comando"? A Nintendo achou a ideia interessante ao ponto de criar a Wii U em redor desse conceito de ecrã secundário - mas para que essa tecnologia se popularize, será necessário um sistema mais abrangente que não fique dependente de um único fabricante ou plataforma, e é precisamente nisso que a Microsoft está a trabalhar, para ligar os pequenos ecrãs ao grande ecrã.
Depois do Smartglass, que permite usar smartphones e tablets para interagir com a Xbox, a Microsoft prepara-se para expandir a sua área de actuação permitindo que essa ligação possa ser feita com qualquer site web. A principal diferença é que assim qualquer pessoa estará livre para usar o seu Windows Phone, ou Android, ou iPhone, ou qualquer equipamento que tenha um browser moderno para o fazer, podendo a "ligação" entre smartphone e web ser feita usando algo como um QR Code que é automaticamente reconhecido pelo dispositivo.
Parece que em breve poderemos começar a fazer aquilo que vemos nos filmes e séries, onde habitualmente vemos este tipo de interligação entre diferentes equipamentos em acção, mas que por agora - mesmo havendo tecnologia que permita tornar tais coisas realidade - continuam a fazer parte da ficção.
Sem comentários:
Enviar um comentário