2013/08/23
Correr Silverlight em Browsers em Linux
A Microsoft já anunciou a morte do Silverlight, o que faz com que quem ainda o use comece a procurar alternativas (embora continue com suporte até 2021). Mas se por algum motivo tiverem necessidade de aceder a sites que ainda usem Silverlight - nomeadamente os que o usam para streaming de vídeo - usando browsers em Linux, poderão querer experimentar este Pipelight.
Tradicionalmente, os métodos existentes para correr Silverlight em Linux passavam por fazê-lo numa janela de um browser a correr o Silverlight em Windows (via Wine). Um método que não era propriamente o mais simples.
Com o Pipelight a táctica é ligeiramente diferente. Continua a haver uma parte que corre no Wine e que carrega os DLLs Silverlight, enquanto que no browser a correr em Linux temos outro módulo que se encarrega de enviar os comandos necessários para lá sempre que for necessário. Uma vez que os dados de vídeo e áudio são recebidos directamente pelo browser nativo em Linux, o impacto no desempenho é praticamente inexistente.
Há ainda alguns pequenos detalhes adicionais que terão que tratar, como arranjar forma de enganar os sites para pensarem que se recusarem a funcionar dizendo que não estão disponíveis para o vosso browser (alterando o user agent do browser), mas... assim poderão ver vídeos do Netflix, ou qualquer outro site que ainda utilize Silverlight.
Vou testar e ver se o MEO GO funciona,
ResponderEliminarcom o Moonlight nunca funcionou em Linux devido a falta de suporte do DRM...
Não consigo por a dar com o meo go, que é a única coisa que preciso que usa a porcaria do silverlight.
ResponderEliminarVim à procura de testes com o Meo Go - não fiquei desapontado (ou melhor, fiquei, mas com o Meo).
ResponderEliminarQuando li o artigo, pensei logo no MEO GO...
ResponderEliminarConfirmam que não dá mesmo?
Estou a ver que nunca mais posso comprar o Raspberry PI e ligá-lo a um monitor para ver o meo no quarto, sem ter de optar por mais uma box...
Meo GO pelo android em TV, acho que não terá qualidade suficiente.
A todos os que estão a perguntar pelo Meo Go, por favor ajudem o projeto em https://launchpad.net/pipelight, submitam um "bug report" e ajudem os programadores do projeto a testar.
ResponderEliminar@Rui Peixeiro o PipeLight é dependente do WINE, logo só funciona em x86.
Tentei alterar o do netflix para o meo go mas também não funcionou. O meu go utilizava uma versao maisrecente do silverlight pelo que me recordo
ResponderEliminarBoas, já é possível correr o meo Go! Silverlight com o Pipelight no ubuntu. Testado e funcional :D.
ResponderEliminarDeixo aqui o link: https://launchpad.net/pipelight
Bem, este foi o primeiro blog que fala do assunto. Assim deixo a qui a novidade. O pipelight https://launchpad.net/pipelight permite visionar o meo go!
ResponderEliminarNo google chrome continua um pouco instável, a meu ver. Mas no firefox funciona muito bem.
Deixo aqui link para oum screenshot:
https://plus.google.com/106228625319259672652/posts
Bom proveito e partilhem :D