2013/08/25
DigiPod - um Rolo Digital para SLRs analógicas
Há alguns anos atrás surgiu um produto que parecia ser demasiado bom para ser realidade: um "rolo digital" que permitia transformar qualquer câmara analógica numa câmara digital. Na altura, rapidamente se descobriu que não passava de uma brincadeira... mas agora, parece que estamos realmente prestes a tornar esse sonho realidade, com este DigiPod que surgiu no Indiegogo.
À primeira vista confesso que fico um pouco apreensivo. O principal responsável por este projecto é um fotógrafo, que à partida não terá os conhecimentos necessários para concretizar um projecto deste tipo - embora reconheça que muitas vezes as inovações surgem de quem realmente acredita que as coisas são possíveis. Outros aspectos que me assustam são a falta de detalhes técnicos: não é referido em nenhum lado qual a resolução do sensor utilizado (coisa que me parece indispensável para um projecto deste tipo); nem sequer fotos em detalhe do protótipo funcional; nem tão pouco os factores de correcção ao se usar um sensor de 2/3" (ou 1" ou 4/3" - dependendo da adesão e volume de produção); ou ainda a autonomia que se poderá esperar do DigiPod.
Outro aspecto que não está explicado, é como irá o sensor detectar o "disparo" da câmara? Sendo que na demonstração é feito clicando num botão no próprio módulo, o que não seria lá muito prático para a sua utilização no dia a dia.
Muitas perguntas que deveriam estar claramente respondidas na página do projecto, e que se somam ao último grande factor penalizador do DigiPod: o preço. O DigiPod tem um custo de £199 (cerca de 230€), que me parece excessivo para convencer os potenciais interessados - algo que se reflecte também no facto de após duas semanas ainda só ter atingido £8,700 das £199,000 pretendidas.
É pena... parece que o sonho de um "rolo digital" continuará a não passar de uma ideia por concretizar. Mas este projecto demonstra que poderá estar mais próximo que nunca... e talvez inspire outros a pegar neste projecto e a torná-lo realidade. Sem dúvida que todos aqueles que ainda hoje dão uso às suas máquinas analógicas (ou que as guardam carinhosamente, aguardando a chegada de tal produto) iriam apreciar.
Sem comentários:
Enviar um comentário