2013/10/18
Microsoft vai unificar Windows Phone e RT em 2015
Para mim era inevitável há muito, e finalmente parece que a MS lá terá chegado à mesma conclusão. Segundo alguns rumores credíveis, para 2015 a Microsoft passará a ter apenas um Windows para ARM deixando de existir a confusão actual com os Windows Phone e Windows RT.
Parece não estar ainda decidido qual será a plataforma que servirá de base a esta unificação, mas a melhor opção deverá ser o Windows Phone em vez do Windows RT - algo que me parece fazer todo o sentido, pois será mais fácil fazer crescer o Windows Phone para ecrãs maiores do que tentar reduzir o RT para ecrãs pequenos. Aliás, o Windows Phone já tem "crescido" nesse sentido, passando a suportar "phablets" com resoluções até Full HD.
Por essa altura todo o ecossistema Windows deverá estar também mais unificado (versões mobile/desktop/Xbox one) fazendo com que se torne mais transparente usar o sistema em qualquer tipo de máquina/computador. E imagino que a MS também já esteja em experiência sobre como dar uso ao Windows "Phone" em smartphones e óculos e demais tipos de equipamento que começarão a chegar ao mercado por essa altura.
Outra consequência deste "rumor" é que passa a fazer ainda menos sentido optar por um Windows RT (de forma idêntica à que se passou com os Windows Phone 7 quando a MS revelou que não seriam actualizáveis para o Windows Phone 8). Se querem optar por um equipamento Windows, optem por um Windows Phone (de preferência um Lumia), ou então um tablet com Windows 8 completo. O Surface 2 Pro seria uma boa opção... se tivesse um preço bem mais convidativo (mas se for algo que possam simplesmente escolher e ficar por conta "da empresa"... aí não vos pesa no bolso! :)
Bem... Se o rumor é verdade, vem em conta à teoria de que o Windows RT vai acabar ficar sem modo de desktop. Provavelmente acontecerá quando o Office tiver interface Metro.
ResponderEliminarNa minha modesta opinião, isso só vai tornar o Windows RT ainda mais inútil, devido às limitações do Metro.
É, o RT está assim p'ó encalacrado.
ResponderEliminarEsperemos que com esta decisão também livrem o Windows do Metro.
ResponderEliminarIsso não vai acontecer. :)
EliminarO que vai acontecer é precisamente o contrário: a Microsoft começar, lentamente, a tentar livrar-se do desktop.
O Windows 8, no fundo, é um Windows 7 Desktop (com ligeiras melhorias) + Metro. E as novidades do Windows 8.1 são praticamente todas relacionadas com o Metro: novas apps, melhorias nas existentes, nova store, agora já tens quase todas as configurações do Painel de Controlo Desktop na versão Metro (PC Settings), etc. O caminho é, claramente, fazer evoluir a interface Metro e ir "esquecendo" o Desktop.
Vi uma analogia, já não sei onde, com a qual concordo a 100%: o Desktop vai ser, daqui por uns tempos, aquilo que é a linha de comandos hoje.
Continua a estar disponível no Windows, mas 90% do pessoal vive feliz sem saber sequer o que é uma linha de comandos, 9% utiliza-a quando precisa mas se desaparecesse não havia grande chatice e 1% não consegue viver sem ela.