2013/10/14

TorSearch quer ser o Google da Internet Anónima

Se se recordam de vos dizer que quanto mais perseguirem os sites ditos "ilegais" mais eles encontrarão forma de se manter vivos fora do controlo das entidades oficiais, eis mais um desses exemplos. A rede Tor -que permite usar a internet de forma praticamente anónima, passando os pedidos entre diversos computadores da rede para que não haja ligação directa entre o ponto de origem e destino - tem ganhado utilizadores desde os incidentes da NSA.

Mesmo parecendo haver algumas vulnerabilidades que mesmo assim permitem que a NSA possa "escutar" e identificar alguns utilizadores, o principal problema desta rede é saber onde estão as coisas que se procuram: e é esse mesmo o objectivo deste TorSearch.

É que se na internet normal os utilizadores podem dar com os sites que procuram digitando nomes que facilmente se recordam (como "abertoatedemadrugada.com" - ou "aadm.pt" se quiserem poupar letras) na rede Tor os sites têm urls bem mais crípticos, como "oldd6th4cr5spio4.onion" ou "gaddbiwdftapglkq.onion". Para os descobrirem têm que saber onde procurar, em sites e forums "underground", ou por intermédio de amigos, etc.

Embora já existissem alguns projectos a tentar criar um serviço de pesquisa na rede Tor - que na verdade mais funcionarão como um serviço de apontadores como existiam antes dos motores de busca como os conhecemos hoje - este TorSearch parece bem posicionado para se vir a tornar num dos mais populares. E ao contrário do que acontece com os domínios normais... aqui não há nenhuma entidade a que alguém se possa dirigir para encerrar um site.

Se forem utilizadores da rede Tor, podem aceder ao TorSearch aqui.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. SilkRoad: "Cannot Open Page. Could not connect to the server. Either domain name is incorrect, The server is inaccessible or the Tor circuit was broken".

    Foi dentro o gajo que montou o negócio. Quando começou teve que dar publicidade através de comentários do tipo "Já conhecem o SilkRoad ? Experimentei e dei-me bem ?". O primeiro comentário desses foi feito com uma conta que permitiu ao FBI identificá-lo. Pessoalmente estava convencido que havia maior controlo policial das actividades criminosas que usam a rede Tor.

    (Obviamente a rede Tor não é usadas só para actividades ilícitas. A maior parte é para taradices e parvoíces. Além disso é lenta como tudo)

    ResponderEliminar