2013/11/28
Steam Machines querem competir com as consolas
Aos poucos lá vão começando a surgir mais e variadas Steam Machines, os computadores com que a Valve quer combater as consolas de jogos (e o Windows enquanto plataforma de referência para os jogos nos PCs). Esta proposta da iBuyPower apresenta-nos uma máquina bastante compacto, com tamanho que fica entre uma PS4 e um XBox One... e um preço que também anda lá perto.
Com um preço estimado de $499, esta máquina terá um CPU multi-core da AMD e uma placa gráfica dedicada Radeon R9 270. Embora não seja especificada quanta memória RAM traz, vem com um disco de 500GB e um Steam controller. O sistema operativo é o SteamOS... o que por agora poderá ser um pouco limitativo considerando que grande parte dos jogos apetecíveis ainda está disponível apenas para Windows (embora a Valve diga que para 2014 estão previstos grandes lançamentos para o SteamOS.)
Poderá parecer uma aposta louca tentar combater o Windows na área dos jogos... mas muito também acharam louca a ideia do Steam para distribuição de jogos de forma puramente digital, e hoje em dia é a plataforma de referência que todos tentam imitar. Nem que fosse apenas por isso, parece-me que seria uma grande erro subestimar as potenciais ameaças que este SteamOS trará ao Windows enquanto sinónimo de "jogos no PC". Bastará uma percentagem significativa dos actuais utilizadores Steam dar o salto para o SteamOS, para demonstrar aos estúdios de jogos que afinal vale a pena fazerem jogos para isto... e as coisas rapidamente podem mudar drasticamente.
Afinal, para muitos utilizadores, a utilização de um PC no seu dia a dia resume-se a usar um browser (coisa que fazem em qualquer sistema operativo)... e jogar os seus jogos, coisa que por enquanto obriga à utilização do Windows. E muitos até já nem se importarão de ter um PC dedicado para jogos, tal como muitos não se importam de investir numa consola para esse efeito.

Se desse para jogar League of Legends no SteamOS, ligado á minha TV comprava uma Steambox no primeiro dia (ou fazia um PC com hardware recomendado pela Steam para usar como Steam Box).
ResponderEliminarE dá... Via Wine. Mas para largares a "emulação" (wine is not an emulator), muda pra DotA 2 que ficas muito melhor servido e corre nativo e tudo O:-)
EliminarAs maquinas não têm restrições. Podes instalar windows com o steam (com big picture mode activado) que faz o mesmo, e podes fazer já isso hoje. Perde-se é o sistema operativo optimizado para jogos.
EliminarÉ claro que a melhor opção é mesmo, como já disseram, mudar para um jogo melhor, e instalar o dota 2 O:-)
Para mim é tudo bom, ainda a poucos anos jogos para linux era coisa rara, agora tenho centenas, e mais todos os dias
Eliminar