Se de manhã ficamos a conhecer as novidades do Chrome 32 para os desktops, agora é a vez de ficarmos a conhecer as novidades para a versão mobile do Chrome para Android e iOS.
Compressão de dados
Depois de ter estado disponível na versão beta, a compressão de dados chega finalmente às versões estáveis do Chrome para Android e iOS. Com esta funcionalidade, a navegação passa a ser acelerada pelos servidores do Google, que irão optimizar e comprimir as páginas web e poupar até cerca de 50% do tráfego de dados (dependerá das páginas), e usando o protocolo SPDY mais eficiente.
No caso de ligações seguras ou de usarem o modo incógnito, a comunicação continuará a ser feita directamente, não tirando partido da compressão de dados (ao fim de várias semanas de uso no Chrome beta, confirmo que as poupanças andam na ordem dos 40-50% - embora, se o objectivo for poupar dados, o Opera Mini continua a ser bem mais poupado.)
Como vantagem adicional, ao usarem este modo, o Google tratará também de bloquear automaticamente todas as páginas com conteúdos maliciosos (Safe Browsing).
Tradutor para iOS…
Esta nova versão do Chrome para iOS (que ficará disponível nos próximos dias) passa contar também com a tradução directa de páginas na web - à semelhança do que já acontece nas versões desktop e Android. Uma medida que ajudará a navegar pelos sites de línguas que não dominamos, e que abrirá as portas a uma nova área da internet da qual nos poderíamos manter afastados.
Atalhos para sites no home screen
Outra das novas funcionalidades é que passa a ser possível criar directamente atalhos para os sites favoritos no ecrã principal - facilitando assim o acesso aos mesmos com um único toque (espero bem que um dos lugares reservados no vosso home screen seja para o atalho que vos traz até ao Aberto até de Madrugada!)
É também possível definir que o site seja apresentado em ecrã total (usando-se a meta tag mobile-web-app-capable), tornando-o mais parecido com o de uma web app (ainda estou a tentar decidir se fará sentido colocar isso aqui no AadM - que vos parece?)
Estas funcionalidades estão acessíveis nas versões actualizadas do Chrome Mobile na Play Store da Google e na App Store da Apple (a surgir nos próximos dias).
Sem comentários:
Enviar um comentário