2014/01/27
Coreia do Sul proíbe apps não removíveis nos smartphones
É uma nova lei que bem que poderia ser adoptada a nível mundial. Para acabar com o abuso dos operadores que enchem os seus smartphones com apps indesejadas, o Ministro da Ciência sul-coreano proibiu que os equipamentos mobile contenham apps que não possam ser removidas pelos clientes finais.
Tirando algumas excepções, de apps com propósitos funcionais (ligar/desligar funcionalidades do equipamento) e uma app store; tudo o resto do lixo/bloatware que os operadores quiserem injectar num equipamento terá que poder ser removido pelos utilizadores. Uma medida que irá acabar com todo um sem número de abusos, que obrigavam os utilizadores a recorrer a métodos complexos para conseguirem livrar-se das apps que lhes eram "oferecidas" (quer quisessem quer não).
Vamos esperar que por cá as entidades competentes também optem por uma medida idêntica... pois por muito bom que seja imaginar que os operadores teriam a decência de se auto-regularem; a verdade é que parecem ser incapazes de não abusar o mais possível dos seus clientes. E assim... sempre era menos uma dor de cabeça que causavam naqueles clientes que não percebem porque motivo conseguem apagar todas as que não querem ter no seu smartphone... excepto "aquelas"!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarÉ uma questão interessante ver como isto vai afectar a Apple. Ainda não percebo porque motivo o pessoal tem que gramar com as apps dos "stocks", e outras...
EliminarÉ curioso que isto tenha acontecido no país do maior fabricante mundial de Smartphones - porque será ? Uma das coisas que mais me chateia quando compro um smartphone/tablet é não ter a liberdade daquilo que quero fazer com esse equipamento.
ResponderEliminarQuando compras uma coisa destas, deviam dar-te a liberdade de optar de querer ter acesso root nesse dispositivi.