A tecnologia existe para nos poupar trabalho, mas por vezes na ânsia de tanto nos simplificar a vida acontecem simplificações que se podem tornar embaraçosas. Por exemplo, a maioria das pessoas poderá não estar consciente que a simples menção de um email num evento num calendário do Google poderá fazer com que essa pessoa receba um convite automático para esse mesmo evento.
Isto foi encarado como uma falha de privacidade por alguns, mas como sendo algo "normal" pelo Google (que no entanto desde então reconsiderou a sua posição e diz que irá alterar este comportamento para que se torne mais claro para os utilizadores quando alguém é convidado). O problema é que da forma que está/estava, o processo não era muito perceptível, umas vezes enviando convites, outras vezes não, dependendo do tipo de email utilizado.
Dessa forma, poderia verificar-se situações um pouco embaraçosas, caso criassem eventos com nomes como: "relembrar o caloteiro do john32@email.com para me pagar o que me deve"; "pedir informações sobre o don45@email.com para saber se é uma pessoa séria"; etc.
O Google está agora em processo de rectificar estas situações, mas até que a coisa fique esclarecida, o melhor será não usarem emails nos nomes dos eventos. (Se bem que, já estou a imaginar que caso o Google remova esta funcionalidade, irão surgir queixas das pessoas que a usavam para evitar fazer convites manuais nos eventos... e que também não deixarão de ter a sua razão.) Mas penso que isto é algo que poderá ser facilmente resolvido com um simples popup de aviso nestes casos, a perguntar se o utilizador deseja enviar os convites para os emails mencionados ou não.
Sem comentários:
Enviar um comentário