Tal como os teclados, hoje em dia poucos são aqueles que prestam qualquer atenção ao rato que utilizam. Outrora vistos como sendo alta-tecnologia, os ratos digitais (sem a "bola") tornaram-se banais, e ninguém pensará nos componentes que o integram... como o seu pequeno sensor de imagem que este projecto transformou em câmara.
Não precisam estar já a pensar em reformar a vossa webcam, pois o sensor utilizado neste velho rato Logitech RX 250 tem a "fantástica" resolução de 15x15 pixeis, que para pouco mais serve do que o efeito para o qual foi criado: o de detectar o movimento numa superfície e transformar isso em vectores de movimentação. Mas não deixa de ser um projecto engraçado que nos dá a conhecer o tipo de "alta-tecnologia" que existe nos equipamentos que usámos no nosso dia a dia e aos quais nem damos qualquer valor.
Infelizmente, algo que poderia muito bem estar disponível via software e que fosse acessível via um driver modificado está apenas "fechado" dentro do rato, pelo que para termos acesso às imagens captadas por este sensor é necessário algum trabalho adicional e recorrer a um Arduino e um shield Ethernet para o ligar a um PC.
Mas como dizia, como projecto didáctico... cumpre plenamente com os objectivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário