2014/04/04

Facebook Messenger já deixa fazer chamadas de voz em todo o mundo


Estava limitado a alguns países, mas agora chega a vez de todo o mundo poder dar uso às chamadas de voz via a app do Facebook Messenger... desde que sejam utilizadores do Facebook, claro.

Embora não faltem apps de comunicação por voz, do Skype ao Viber, passando pelo Tango e muitos outros, o que é certo é que o Facebook acaba por ser a app onde muitos utilizadores passam a maior parte do tempo, dando uso ao Facebook Messenger como forma principal de comunicação. Para eles, será bem mais prático poderem dar início a uma chamada de voz gratuita directamente a partir da app do Facebook Messenger do que utilizar qualquer outra.

Infelizmente, ao contrário destas, o Facebook parece ter decidido activar esta capacidade apenas quando se está numa rede WiFi, esquecendo-se que os utilizadores deveria ser livres para decidir como e quando a querem utilizar - como quando estão no meio da rua e pagaram pelo acesso 4G para poderem ter internet mobile sem restrições.

Actualização: afinal também funciona em 3G. Fui induzido em erro pela referência "chamadas grátis em WiFi"... completamente obtusa e desnecessária... como se um utilizador não pudesse estar a usar uma rede WiFi paga, tal como paga os dados mobile.


Não é coisa que na prática me vá afectar muito... pois para fazer comunicações por voz felizmente já estou no grupo em que tenho "chamadas ilimitadas", mas de qualquer forma dou tão pouco uso às chamadas de voz que... não seria por poder fazê-las via VoIP gratuito que me faria qualquer diferença. (Mas, cada caso é um caso, e conheço pessoas que não passam um dia que seja sem gastar uns valentes minutos a falar por voz ao telefone. :)

3 comentários:

  1. Se eles abrissem as chamadas de voz por dados móveis, lá vinha a senhora ANACOM (leia-se inquisição) toda lampeira a proibir o serviço...Maldito lobby que não deixa o país avançar

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/4/14 17:42

    João, isto funciona também por VoIP através de dados móveis. Mas existe um grande senão que não é de agora. Certamente alguém aqui mais experiente poderá dar o seu contributo. Por exemplo, na Vodafone, o único tarifário que permite usar VoIP nas suas condições é o RED. As chamadas de voz usando a tecnologia VoIP por esta app funcionam apenas neste tarifário? Ou seja, a Vodafone está a bloquear todos os restantes tarifários de utilizar VoIP em dados móveis? Com a nova lei da "neutralidade" da internet aprovada agora no Parlamento Europeu está situação torna-se ilegal?

    ResponderEliminar
  3. Parece que saiu uma lei que proíbe as operadoras a degradar o serviço.... A tal questão da neutralidade da Internet http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/aplicacao-do-facebook-para-telemoveis-passa-a-permitir-chamadas-gratis-1631076

    São excelentes notícias

    ResponderEliminar