2014/04/28

Google prepara-se para levar o "Ok Google" a todo o lado?


A utilização por voz pode ainda ser considerada uma mera curiosidade para a maioria das pessoas, que na maior parte dos casos acharão que continua a ser mais prático utilizar o teclado que têm à sua frente, quer seja num PC ou num smartphone; mas bastará pensar nos wearables para depressa se perceber que a voz será algo fundamental para interagir com os computadores num futuro não muito distante. Sinal disso é também este rumor que nos diz que o Google se prepara para expandir o raio de acção do seu "Ok Google".

O "Ok Google" é a frase que dá início ao reconhecimento de comandos vocais nos Androids do Google, e que por muito capaz que seja, não consegue esconder as suas limitações. Podemos perguntar-lhe o estado do tempo, e até enviar emails... mas peçam-lhe para ler o último email recebido e serão atirados para a página de resultados do Google. Há ainda muito por fazer... e parece que isso está a ser feito.

Segundo alguns rumores, o Google quer levar os seus comandos de voz iniciados por "Ok Google" para além daquilo que se limitam a ser hoje, aplicando-os a muitas mais apps.


A ideia é que em vez de termos acesso a umas dezenas de comandos pré-concebidos, o "Ok Google" possa interagir dinamicamente com a app que estiver aberta. Por exemplo, estando-se dentro da galeria de imagens teríamos acesso a opções de edição e partilha das fotos; na app do gmail teríamos acesso a funções relacionadas com os emails; e assim por diante. Este sistema mais modular permitiria também uma mais fácil integração com apps de outros developers, caso o Google entendesse abrir o acesso a estas APIs (algo que me parece ser inevitável, olhando-se para o Android Wear, que certamente dependerá quase essencialmente deste sistema para funcionar.)

Para nós, em Portugal, tudo isto apenas fará sentido quando o Google tiver tudo isto a funcionar em português, coisa que poderá estar mais perto do que se imagina pelo que pudemos apurar numa apresentação dedicada exclusivamente ao reconhecimento de voz que o Google fez recentemente  no nosso país. Só que... como se pode compreender pelo peso dos números, o português em que se estão a focar é o português do Brasil, mercado imensamente mais vasto e compensador que o nosso. Mas, nem que seja necessário forçar um pouco o sotaque, venha de lá um "Ok Google" que nos perceba... que nós agradecemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário