2014/04/21

No interior do Google X - o laboratório secreto do Google


O fascínio que outrora se sentia pela célebre Area 51 - a base secreta menos secreta da história - e pelos projectos secretos que guardava no seu interior poderá ser hoje em dia transposto para o Google X. O Google X é um edifício do Google dedicado a projectos especiais, e não se sabe muito bem o que lá andam a fazer... ou pelo menos, não se sabia até agora.

Alguns dos projectos nascidos do Google X são agora bem conhecidos, como os automóveis sem condutor, o project Loon que recorre a balões para distribuir internet, as lentes de contacto que medem a glucose no sangue, ou os muito falados Google Glass. Mas um jornalista teve a rara oportunidade de entrar no Google X e falar com os seus responsáveis e algumas das equipas.

Na verdade, o Google não nos deu a conhecer nenhum dos seus potenciais novos projectos super-secretos, mas permitiu ficar a conhecer as pessoas e a filosofia de trabalho que se pratica no Google X - e onde todo o tipo de ideias são apreciadas, por muito "idiotas" que possam parecer. Mas isso não significa que se percam recursos infinitos em busca de algo impossível; nem tão pouco que se penalizem os falhanços. Pelo Google X passam ideias como a construção de um elevador espacial, de um hoverboard como o que vimos no regresso ao futuro, e muitas outras ideias que vão surgindo nos sonhos e imaginação das suas equipas - muitas vezes apenas pela desejo de se gostar que algo assim existisse.

Um hoverboard flutuante poderá parecer um projecto demasiado egoísta... mas quando se imagina que algo assim poderia revolucionar a forma como transportamos mercadorias (e não só), as implicações rapidamente se tornam mais vastas. Infelizmente, por agora nem sequer o Google X parece ter capacidade para tornar um hoverboard realidade, embora continuem atentos a todas as novas descobertas e desenvolvimentos que possam permitir revisitar projectos arquivados por falta de materiais/tecnologias que os tornem possíveis.

Até lá... vão-se sucedendo os muitos projectos idiotas e sem possibilidade de sucesso imediato... sabendo-se que de vez em quando, uma dessas ideias acaba por demonstrar ser possível de se concretizar, e com o potencial para mudar o mundo: como será o caso dos automóveis sem condutor, do Glass, do Loon... e de outros projectos que certamente ali nascerão.

Sem comentários:

Enviar um comentário