Em tempos parecia alucinante ter uma velocidade de 54Mbps sem precisar de cabos a ligar os dispositivos, mas os tempos vão mudando e as necessidades também. Hoje em dia as bandas dos 2.4GHz estão saturadas por dezenas de routers WiFi, e quem quer transferir gigabytes de um lado para o outro precisa de algo mais rápido.
Por isso mesmo a Asus acaba de lançar no nosso país um kit que integra um router AC750 e um adaptador USB AC450 para garantir que podem tirar total partido das velocidades de até 733Mbps que este sistema com Wi-Fi 802.11ac possibilita. Como é habitual nos routers modernos, não falta uma porta USB na qual podemos ligar uma impressora ou pen usb ou disco rígido para ser partilhado na rede; ou até uma pen de dados mobile 3G/4G.
A velocidade máxima de 733Mbps é conseguida agregando os canais nas bandas de 2.4GHz (300Mbps) e 5GHz (433Mbps); sendo que o dongle USB-AC50, funciona nos 5GHz e permite utilizar estas frequências menos utilizadas para escapar às interferências e atingir os 433Mbit/s. Fazendo a gestão do que se usa e para quê, será possível usar a rede dos 2.4GHz para as tarefas habituais e pouco intensivas, e reservar os 5GHz para streaming de vídeo ou outras tarefas que beneficiem dessa ligação mais veloz. O RT-AC52U também inclui um servidor VPN de fácil configuração (esperemos que seja imune ao Heartbleed) para que os utilizadores possam configurar o acesso remoto à sua rede doméstica de forma mais e segura.
O kit constituído pelo RT-AC52U com o USB-AC50 está disponível no mercado nacional com um preço recomendado de 99€.
Não sei o quanto evoluiu a Asus neste departamento, mas fora do papel tive um router "g" Asus (não me lembro da referência mas foi dos mais vendidos, e tinha USB) cujo Firmware e qualidade de recepção eram do pior! Ainda lhe coloquei DD WRT mas o tema da recepção não mudou. O pior (e mais bonito) Router que já tive.
ResponderEliminarNesse aspecto sou bastante tradicional... Routers para mim, só com antenas exteriores e substituíveis (para poder trocá-las por outras de maior ganho se for necessário).
EliminarJa somos dois :-) para quem tem um apartamento de área aberta ou Loft (típico nos EUA) em que o estilo de sobrepõe à necessidade de sinal, estes Asus são uma boa opção, mas para a Europa onde as divisões são raínhas, um bom sinal (antenas) são essenciais. Nesse sentido ja nem falo de Linksys: tenho 2 TP-Link (1043ND e 841ND) e não tenho razões de queixa mesmo com antenas standard. E para quem precisar estes router chineses permitem ROM openwrt e ddwrt, e antenas 3rd party
Eliminar