A vida de artista não é fácil... e parece sê-lo ainda menos quando decidem ser criativos para ganhar algum dinheiro. Uma banda decidiu optar por uma táctica original para ganhar dinheiro no Spotify, que infelizmente parece não ter tido o resultado pretendido.
A banda chamada Vulfpeck queria angariar dinheiro para fazer uma tour com entradas gratuitas. Para isso, e considerando o valor reduzido de $0.007 dólares que recebem por cada música sua que for ouvida no Spotify, lançaram um albym chamado Sleepify que consistia em "músicas" de 30 segundos que não eram nada mais que... absoluto silêncio. Depois, pediram aos fãs que colocassem os álbuns em reprodução contínua enquanto dormissem, resultando em milhares de "audições" ao longo da noite.
A táctica foi extremamente bem conseguida, pois a banda rapidamente conseguiu angariar 20 mil dólares, só que o Spotify não terá gostado muito da brincadeira e removeu o álbum alegando que o mesmo violou as condições de utilização do serviço - faltando agora saber se isso diz respeito às músicas silenciosas, ou se ao "incitamento" a que os fãs deixassem o álbum em reprodução durante a noite.
Seja como for, embora sendo um caso extremo, não deixa de ser interessante considerar o que teria acontecido se isto fosse feito de forma ligeiramente diferente. E se em vez de silêncio se tratassem efectivamente de curtos clips musicais (os fãs bem que poderiam tirar o volume, sendo indiferente que tipo de música se tratasse)? E depois... de que se pode queixar o Spotify de fãs que queiram ouvir as suas músicas favoritas repetidamente ao longo de dia - é isso mesmo que um fã é suposto fazer!
Um caso que poderá ser apenas o primeiro de muitos... e mostrar que estes serviços que pagam aos criadores, apenas o fazem desde que não tenham que pagar muito.
Sem comentários:
Enviar um comentário