Os novos MacBook Air são mais baratos e vêm com os mais recentes CPUs Haswell, mas nem tudo são melhorias. Ao que parece os novos SSDs utilizados nestes portáteis têm um desempenho bastante pior do que a geração anterior.
Se no caso dos benchmarks que dependem da potência do processador se notam algumas (reduzidas) melhorias; no caso dos testes que colocam o sistema de armazenamento à prova, os resultado são bastante inferiores.
Embora haja diferenças (já esperadas( entre as prestações dos modelos com SSDs 128 e 256GB, temos casos em que isso não poderá ser usado para explicar as diferenças. É que em certas operações, como fazer o unzip de ficheiros, estamos a falar de diferenças que são de duas a três vezes mais tempo relativamente aos SSDs do mesmo tamanho nos MacBooks Air de 2013 (43.5s vs 86.2s para o modelo com 256GB; e de 46.6 para 127.1s para o modelo de 128GB).
Ou isto se deve a alguma afinação para poupar energia e que poderá ser resolvida com uma actualização; ou então a Apple terá decidido poupar no material e optar por SSDs de piores prestações para estes novos MacBook Air. Poderá também dar-se o caso de isto acontecer apenas com alguns SSD específicos, já que a Apple utiliza vários de diferentes fabricantes nas suas máquinas. Mas se vier a ser o caso, será complicado garantir que se consegue apanhar um modelo que venha com um SSD "dos bons".
Até que isto esteja esclarecido, e uma vez que o desempenho do SSD acaba por ser um dos factores predominantes na forma como um sistema se comporta, talvez seja melhor adiarem a decisão de compra (pessoalmente preferiria ter um MB Air com CPU ligeiramente mais lento mas com um SSD 2x mais rápido, do que o oposto!)
Quando a esmola é muita....
ResponderEliminar